Compreender o que seria sustentabilidade não é tarefa tão complexa, apesar de ser difícil, em alguns casos, de implementar, pois aplicar de forma consciente e equilibrada os recursos da natureza é, verdadeiramente um desafio.
Quando se analisa a questão relacionada com a sustentabilidade, observa-se que é um procedimento que é possível se utilizar de alguma coisa, sem que se esgote a possibilidade de ser consumida por outras pessoas. Entretanto, ao analisar os aspectos da sustentabilidade ambiental, destaca-se como uma questão mais geral, pois não se limita apenas aos recursos do meio ambiente, refere-se também aos demais elementos que estejam relacionados com o ambiente.
Portanto, quando pensar em sustentabilidade ambiental é essencial que se perceba como a maneira que os indivíduos devem adotar sobre o uso dos recursos do meio ambiente, sem que se esgotem para as gerações futuras.
Para Saber mais sobre a sustentabilidade empresarial clique aqui.
De maneira simplificada, uma pessoa sustentável é aquela que é capaz de utilizar os recursos do meio ambiente, sem que falte o mesmo recurso para o próximo indivíduo. Por exemplo, uma empresa que trabalha com produção de material de escritório (papel, pastas, cadernetas, cadernos, fichas) precisa comprar madeira para que se produza o material necessário para a confecção dos produtos.
Nesse caso, se a empresa apenas desmatar o meio ambiente com o objetivo de retirar madeira para a produção de seus materiais, a floresta que é essencial para a saúde da sociedade ficará altamente prejudicada e, consequentemente, a saúde coletiva.
Entretanto, se a empresa iniciar o processo de trabalhar apenas com madeira de reflorestamento, sem ter que prejudicar o meio ambiente, a proposta da empresa se torna sustentável, pois ela irá produzir a matéria-prima e, consequentemente, o produto final não será fruto de uma proposta ofensiva ao meio ambiente, muito pelo contrário.
Sustentabilidade Empresarial
Dessa maneira, o conceito de sustentabilidade ambiental existe de todos os cidadãos a introspecção de alguns elementos essenciais, quais sejam:
Reflexão: o indivíduo sustentável deve possuir a capacidade de reflexão sobre o padrão ideal que a sociedade deve ter, ou seja, dever ser capaz de compreender que existem limites no processo do uso e recursos da sociedade e, portanto, existem caminhos adequados para percorrer. Uma empresa sustentável deve ser capaz de refletir sobre o seu comportamento de produção e de prestação de serviços, de maneira a possibilitar uma mudança de comportamento benéfica e que esteja de acordo com as politicas de sustentabilidade.·
Mudança de Comportamento: a reflexão está intimamente relacionada com a capacidade de reflexão, só o indivíduo que é plenamente capaz de refletir sobre sua condição como sujeito membro de uma sociedade, detentor de direitos e deveres e, que, para toda ação existe uma reação, se torna capaz de mudar a realidade na qual se encontra inserido.
Solidariedade e Cooperação: Se o indivíduo é capaz de refletir de mudar o comportamento, será capaz também de agir em benefício da coletividade, pois não tem sentido um grupo de pessoas que, vivendo em coletividade, buscando os mesmos resultados e propósitos, trabalhem de maneira individualizada, esquecendo-se, portanto, de um denominador comum. Sendo assim, a sustentabilidade exige dos participantes do processo, a compreensão de um espaço solidário e cooperativo, onde o benefício comum seja identificado.
Ética: Quem trabalha com sustentabilidade, deve ser ético, ou seja, deve seguir a forma ideal da maneira de ser um humano ideal, ou seja, que vem expressar a conduta coesa do pensamento do indivíduo. Dessa maneira, o ser ético tem relação com o comportamento bom ou mau, certo e errado e, por isso, encontra-se intimamente relacionado com a expressão da vontade do sujeito. No que se refere ao pensamento ético no âmbito da sustentabilidade empresarial, destaca-se que deve uma conduta, eminentemente, de valorização dos recursos ambientais, onde se protegerá, acima, de qualquer coisa, o valor da natureza e de todos os elementos que estão ao seu redor.
Sabendo, portanto, qual deve ser o perfil do profissional que se deseja contratar para aperfeiçoar a política de sustentabilidade da empresa, a medida posterior deve ser de organização em grupo de um programa de sustentabilidade.
Fazer este programa pode se tornar um grande desafio, pois o primeiro passo é realizar uma investigação adequada sobre o tipo de produção e prestação de serviços que a empresa apresenta para que, em seguida, seja possível identificar qual a real necessidade apresentada pela empresa.
Após o diagnóstico onde se apresenta a necessidade da empresa, o consultor ambiental em conjunto com a sua equipe, deverá estruturar um esquema de plano de ação a ser aplicado no cotidiano da produção de bens, consumo e prestação de serviços.
Como aplicar a Sustentabilidade Empresarial
Dentre várias propostas sustentáveis que podem ser aplicadas pela empresa, destacam-se quatro específicas, nomeadamente:
- Economizar material de expediente para o desenvolvimento das atividades administrativas no âmbito interno das empresas. Nesse momento, o exemplo do uso de material proveniente de árvores de reflorestamento que, para além de reduzir os custos no processo de aquisição do material, auxilia na minimização dos danos ambientais. Definir um espaço, dentro do ambiente corporativo, que se destina ao descarte adequado de lixo para, em seguida, se proceder com a reciclagem do material.
- Introduzir técnicas de aproveitamento de recursos naturais, como é o caso da luz solar, energia das ondas, aerogerador, da água de poço, a introdução do sistema de reuso de água.
- Priorizar o uso da tecnologia para reduzir os danos ambientais, portanto, sugere-se o uso de aplicativos, softwares e hardwares que sejam capazes de facilitar as atividades empresariais, reduzindo os custos, acelerando etapas e processos.
- No caso de ser uma indústria, analisar o nível de impacto na sociedade, que aquela produção de bens ou prestação de serviços pode causar no meio ambiente e sociedade, como um todo. Este passo é essencial para que seja possível planejar adequadamente, a medida de redução dos riscos e danos ambientais.
- Em caso de atividades que sejam, visivelmente, prejudiciais ao meio ambiente e à sociedade, definir um plano de ação que possa auxiliar no processo de restauração ou revitalização do meio ambiente.
Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com a Horizonte Ambiental (empresa especializada em oferecer serviços ambientais para empresas).