As imobiliárias são empresas procuradas tanto por pessoas que querem alugar ou comprar apartamentos, casas ou salas comerciais quanto por proprietários de imóveis que querem colocá-los a venda ou para aluguel. Em ambas as situações, no entanto, são importantes que se opte uma ótima imobiliária, já que essa será fundamental para o êxito da transação.
Como contratar uma boa imobiliária?
Para que você escolha a imobiliária mais correta possível, preparamos algumas dicas importantes. Confira:
Atendimento ao cliente
Para que seja eficaz, a imobiliária necessita conter um excelente atendimento ao cliente. Isso pois, o cliente é o principal para que um proprietário alcance a venda ou locação do seu imóvel. Conferir questões referentes ao atendimento pode não ser fácil, porém tem algumas ações que podem ser tomadas, tais como:
- Comparecer a imobiliária que será responsável pela venda ou locação do imóvel;
- Dialogar com clientes e com ex-clientes da empresa e perguntá-los sobre sua experiência;
- Ao comparecer na imobiliária, avalie todas as questões referentes ao contrato;
- Ao comparecer na imobiliária, também confira se os funcionários são educados, eficientes e respeitosos com os clientes.
Pesquise a reputação da empresa
Para não ter dúvidas sobre a atuação da imobiliária, é preciso conhecer sua reputação. Além de dialogar com clientes e ex-clientes, você pode, também, averiguar as redes sociais da empresa e conferir o que as pessoas escrevem a respeito da mesma.
Ademais, lembre-se de conferir se a imobiliária recebeu reclamações em sites que já são exatamente para isso, como o Reclame Aqui. Caso tenha reclamações, avalie as respostas enviadas pela empresa e se questões mencionadas foram resolvidas.
Verifique as certificações da imobiliária
Uma imobiliária de confiança deve ser certificada, ou seja, obter registro no Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Para conferir essa informação, é indicado entrar em contato com o órgão e pedir a avaliação.
Esse serviço é oferecido pelo Creci tanto pelo telefone quanto pela internet e o atendimento varia conforme cada estado.
Verifique as certificações dos corretores
Mesmo que a imobiliária seja certificada pelo Creci, é preciso conferir se os corretores empregados por ela também estão registrados no órgão. Essa etapa é importante pois demonstra o comprometimento e seriedade que o profissional tem com as negociações.
O Creci é responsável por organizar e por controlar imobiliárias e corretores e, com isso, garantindo uma boa atuação dos profissionais, o que traz segurança para os consumidores.
Pesquise os anúncios feitos pela imobiliária
Com as constantes evoluções tecnológicas, é evidente que o perfil do consumidor mudou. As os clientes iam até a imobiliária para procurar um imóvel, atualmente, por outro lado, não saem de casa antes de fazer uma procura pela internet.
Dessa forma, antes de contratar uma imobiliária, é completamente necessário que você confira como a empresa anuncia os imóveis de sua carteira. Ao verificar, é necessário considerar aspectos como a abordagem e a comunicação, que necessitam ser eficazes conforme o perfil do público-alvo.
Perante esse cenário, é relevante que a empresa trabalhe com anúncios nas seguintes plataformas:
- Site e blog da imobiliária;
- Redes sociais;
- Google Adwords;
- Portais on-line de anúncio de imóveis.
Verifique os contratos elaborados
Se você é dono de um imóvel e quer colocá-lo sob os cuidados de uma imobiliária, precisa conferir como a empresa cria seus contratos – tanto de venda e compra quanto de locação. É necessário que o documento tenha todas as legislações vigentes, como a Lei do Inquilinato, no caso do aluguel de apartamentos, de casas e de salas comerciais.
Para que essa análise fique mais fácil, confira abaixo alguns dos itens que vem estar no contrato obrigatoriamente:
- Dados completos do locador ou do comprador;
- Dados completos do proprietário;
- Destinação do imóvel – se é residencial ou comercial, por exemplo;
- Termo de vistoria, no caso de locações;
- Índice de reajuste, no caso de locações.
Quais são as vantagens de contratar uma imobiliária?
Agora que já vimos quais pontos devem ser observados antes de contratar uma imobiliária, chegou a hora de entender as vantagens de tal ação. Confira na lista abaixo:
Segurança
Ao contratar uma imobiliária, tanto clientes quanto proprietários contam com a segurança em todas as transações – venda, compra e locação. Visto que estão cadastradas no Creci e no Cofeci (Conselho Federal de Corretores e Imóveis), devem seguir todas as normas para não serem punidas.
Dessa maneira, os serviços disponibilizados devem ser pautados pela contínua preocupação com o atendimento e com a satisfação do cliente.
Facilidade com a documentação
A documentação de uma transação imobiliária pode ser determinada como algo complexo e completamente burocrático. Portanto, fazer a negociação por conta própria pode ser complicado e, muitas vezes, causa problemas posteriores, já que alguns detalhes podem passar despercebidos.
Nesse sentido, a contratação de uma imobiliária é muito benéfica, já que a empresa é responsável por descomplicar a documentação de todas as negociações. Assim, é a imobiliária Volta Redonda que junta todos os documentos precisos e confere se, ao final, tudo está conforme a legislação.
Outro ponto relevante é que muitas imobiliárias contam com um departamento jurídico próprio, onde o intuito é conferir todos os contratos e avaliar sua validade legal.