Se você deseja investir no segmento de bebidas, papinhas para bebês, veganos ou ainda em lanches e frutas para escritórios, é importante saber que a demanda por alimentação saudável está em alta e torna-se uma boa oportunidade de negócio.
A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), feita pelo IBGE, destacou ainda que 32,8% do orçamento do brasileiro é hoje usado para alimentação fora do lar. Neste quesito, vale destacar que são computadas as refeições de almoço, jantar, café da manhã e outros lanches durante o dia.
Com este orçamento disponível, criar um negócio que atenda ao público interessado em alimentação saudável é uma grande possibilidade de sucesso, mas não garantia, já que alguns fatores precisam ser avaliados, tais como demanda x oferta, concorrência, embalagem, geolocalização e mão de obra, dentre outros.
Guerra contra açúcar e sódio
Nos últimos anos, várias campanhas foram feitas para destacar os riscos que o consumidor correm com o alto consumo de sódio (sal) e de açúcar. Isso fez acender uma luz sobre a importância da alimentação saudável, sem agrotóxicos, e também destacou a necessidade de consumir cada vez menos os itens industriais.
Desta necessidade de ter uma alimentação com mais qualidade é que surgem algumas oportunidades de negócio.
Esse público busca por ofertas de supermercados, restaurantes, hamburguerias, pizzarias e diversas outras soluções artesanais que estejam adequadas às suas necessidades. É neste momento que você pode ser estratégico e montar um negócio eficiente para o público interessado em alimentação saudável. Mas por onde começar?
Para tornar sua vida um pouco mais fácil, reunimos aqui algumas dicas que podem ser avaliadas. Confira!
Quatro ideias de negócio na área de alimentação saudável
Marmita saudável – As rotinas corridas das grandes cidades reduzem o tempo disponível para preparar as próprias refeições, isso faz aumentar a demanda por alimentação fora do lar. Porém, a falta de um fornecedor de qualidade é o que deixa milhares de brasileiros reféns de opções industrializadas.
Você pode investir em um modelo de negócio físico ou delivery, com opções congeladas ou não, mas que tenha todo um cuidado o preparo e a procedência dos alimentos, com o uso mínimo de sódio, nada de agrotóxicos e outros elementos nocivos.
Delivery de frutas para empresas – Algumas frutas são impossíveis de manusear em escritórios, como são os casos de manga, abacaxi ou mesmo mamão. Fora isso, o cuidado com a higienização e a variedade tornam essa uma boa oportunidade de negócio na alimentação saudável.
Você pode expandir ainda para a criação de um sistema de delivery residencial de frutas com garantia de procedência e cultivo totalmente orgânico.
Food truck saudável – Diversos locais das grandes cidades foram tomados por carrinhos de comida com as mais variadas opções de lanches e bebidas. Porém, é bem raro encontrar alguma solução de alimentação saudável.
A flexibilidade de poder atender em diversas regiões da cidade, alternando o público e até o cardápio, torna essa uma boa oportunidade de investimento.
Vá em algum food truck na sua cidade, identifique o público frequentador e, se possível, faça uma pesquisa de opinião para estruturar o seu plano de negócios, projetar resultado e até pensar em opções de cardápios.
Lanches para crianças – A preocupação com a alimentação saudável infantil é grande e pais buscam soluções para evitar que os filhos abusem de refrigerantes, biscoitos e outros itens industrializados.
Algumas escolas já agregaram opções de cardápio mais saudável para servir em suas cantinas, mas isso não é comum em todas as regiões do país. Por isso, formatar um produto que seja agradável para os pequenos é uma boa garantia de sucesso no mundo dos negócios.
Aqui é importante que você faça diversos estudos para avaliar, em cada cidade, quais são os itens que interessam ao público-alvo, fazer grupos de controle e também encontrar um equilíbrio para que o preço final não seja agressivo.
Cuidados básicos antes de montar o negócio
O Sebrae pode ser um grande parceiro na hora de formatar o seu plano de negócio e testar a viabilidade dele. Porém, por conta própria, você pode seguir uma série de ações que vão te ajudar a ser mais eficiente.
-
Defina um público-alvo
-
Avalie os interesses e veja como solucionar problemas
-
Busque dicas e orientações sobre o setor que deseja atuar
-
Agregue valor a sua estratégia
-
Estude os concorrentes (pequenos ou grandes)
-
Encontre fornecedores confiáveis
-
Faça um estudo de custos para definir o valor
-
Defina metas realistas para os primeiros meses
-
Trate cada cliente como único e como se fosse o primeiro
-
Controle bem as despesas e melhore seus processos
Seguindo estes cuidados, seja no mercado da alimentação saudável ou qualquer outra área, as chances do seu negócio prosperar são grandes.
É muito importante que você tenha um controle financeiros e acompanhe o desempenho das vendas, os gastos com fornecedores e use os dados a favor do seu negócio.