Muitas pessoas desejam tornar-se empreendedoras e proprietárias de uma marca. Mas, existem algumas dúvidas sobre como abrir seu próprio negócio do zero, que acabam gerando insegurança no futuro empreendedor.
Por isso, neste artigo traremos dicas com as principais estratégias para que você consiga abrir um negócio.
Abrindo um negócio no zero
Uma das dúvidas sobre como abrir seu próprio negócio incide na questão do orçamento e do valor do investimento que é necessário. Mas, é possível investir em um negócio, mesmo com pouco dinheiro.
Para isso, é importante que o empreendedor conheça a área que ele deseja atuar e esteja aberto a oportunidades.
Diante disso, algumas orientações são necessárias para que o empreendedor alcance novas oportunidades e se estabeleça com segurança. Nesse sentido, algumas práticas são:
- Realize uma pesquisa de mercado;
- Conheça seu público-alvo;
- Verifique se sua empresa será física ou digital;
- Verifique se existe a presença de sócios;
- Avalie quantas pessoas serão contratadas inicialmente;
- Busque um serviço de contabilidade que ajude no regime tributário;
- Tenha parceiros;
- Invista em marketing e propaganda.
Esse primeiro passo, que envolve a pesquisa de mercado, ajuda o empreendedor a verificar o que a população precisa em sua área de cobertura e atuação.
Para entender melhor esse ponto, imagine um lugar com elevadas temperaturas, mas o empreendedor decide abrir uma loja de casacos. Provavelmente, não dará certo porque o mercado local não apresenta essa necessidade, e o público visado é outro.
O público também precisa ser conhecido no aspecto de idade predominante, sexo, escolaridade, preferências e outros aspectos que podem ser levantados por meio de aplicação de formulários em seu site e redes sociais, e que determinará toda a forma de comunicação.
Outra dica muito interessante é que sua empresa não precisa ser física! Ou seja, se você não tem um espaço próprio e quer fugir do aluguel, uma empresa que venda produtos e serviços no meio digital é uma ótima opção.
Inclusive, independentemente do modelo, contar com o apoio e parceria de uma empresa de contabilidade é importante para definir o regime tributário, adiantar as questões burocráticas quanto ao tipo de empresa, o processo de abertura na junta comercial, levantar toda a documentação necessária e fazer com que seu negócio esteja em dia com a lei.
Posteriormente, o investimento em campanhas e publicidades deve ser iniciado para tornar a marca conhecida e nesse sentido, o marketing digital deve ser levado em consideração, visto o imenso alcance e possibilidade de expansão do público, conforme detalharemos mais adiante neste artigo.
Dicas para que seu negócio dê certo: Logística e financeiro
Para que seu negócio dê certo, não somente no processo de abertura, mas também nos primeiros anos (que são cruciais) e ao longo da trajetória do empreendimento, é importante que o empreendedor desenvolva um conhecimento financeiro e defina a logística do seu negócio.
Para isso, um planejamento financeiro é essencial e pode ser automatizado por meio de softwares de gestão.
No aspecto da logística, se trata de um processo importante para que nenhum produto, entrega ou mesmo o próprio fluxo de produtos/produção fique em pendência.
Por exemplo, o empreendedor quer abrir uma loja digital, mas não pensa em ter um site de qualidade, que seja prático para a venda, não faz parceria para a entrega de fretes e, ainda, atrasa a entrega do cliente.
Como resultado, seu cliente estará insatisfeito com sua empresa e o negócio terá fracassado no aspecto logístico, o que pode comprometer o desenvolvimento.
Outra recomendação é ser persistente e criar bons relacionamentos com seu cliente, fornecedores e colaboradores da empresa.
Uma das formas de atração e fidelização do cliente, por exemplo, é por meio do marketing e de técnicas que podem ser aplicadas em redes sociais, como é o caso do Instagram Ads. Confira mais detalhes a seguir!
Aposte no marketing digital para promover seu negócio
O marketing é uma excelente estratégia para quem vai abrir um negócio e precisa expandir sua marca, além de tornar-se conhecido.
Por isso, as redes sociais são importantes aliadas, possibilitando a aproximação e interação com a audiência.
Contudo, para que essa ação seja ainda mais efetiva, é importante conhecer o funcionamento de cada rede, os melhores horários para postar e, ainda, criar um conteúdo que agregue ao cliente.
É importante conhecer também como funciona o Facebook Ads e outras ferramentas de anúncio em redes sociais.
Isso porque tanto o Instagram como o Facebook são redes sociais de alto alcance, visualizações e interações com o público.
Por esse motivo, vale a pena investir em anúncios para captar novos clientes ou até mesmo aumentar a visualização em uma postagem específica, ampliando o alcance da marca.
Outra dica é compreender também como anunciar no Google Ads, já que o Google é a principal ferramenta de busca e acesso de empresas.
Para isso, o empreendedor precisa ter um site ou redes sociais, com um bom conteúdo e criar uma campanha, com as palavras-chaves específicas para ter um bom rankeamento no Google, quando o cliente pesquisar sobre o seu negócio ou o segmento em que ele atua.