Definitivamente a internet veio para ficar e nos ajudar em praticamente todos os processos de melhorias em qualquer tipo de negócio online ou físico.
Claro que, quando tratamos de vendas online, estamos falando de ferramentas e dicas funcionais que nos proporcionam uma amplitude de alcance a clientes muito maior e com um público alvo muito mais bem definido.
Ter um site ou criar loja virtual profissional, são as principais ferramentas base de marketing digital para alavancar suas vendas online e alcançar um público alvo definido.
Confira a seguir, algumas dicas sobre o uso e as funcionalidades de ferramentas de Marketing Digital essenciais para o seu modelo de negócio online:
1 – Procure seguir as diretrizes estabelecidas pelo Google para facilitar os processos de divulgação
Sabemos que o Google é o maior site de buscas de todos os tempos. Os números podem chegar a incríveis bilhões e para que possamos aproveitar ao máximo os resultados oferecidos pela ferramenta, será necessário no mínimo, atender as exigências do gigante das buscas.
O Google fornece alguns sistemas de análise para medir e melhorar a performance do seu site de vendas online, e obviamente, vai dar preferência para quem explora essas ferramentas e suas funcionalidades ao máximo.
Mas talvez, algumas ferramentas de conexão, monitoramento e análise sejam consideradas um pouco complexas para serem implementadas, nesse caso, pode ser preciso contratar um desenvolvedor de sites para fazer as configurações de forma correta.
2 – Google Analytics
O Google Analytics é um sistema de monitoramento de acessos e dados diversos, é gratuito e pode ser instalado em qualquer tipo de blog, site ou loja virtual.
Essa poderosa ferramenta de marketing digital também consegue monitorar e gravar dados sobre o seu público alvo, tais como: Sexo, Idade, Localização ou Interesses pessoais.
O Analytics também faz influência e fornece dados ao Google sobre a Geo Localização do seu negócio.
Algumas das funcionalidades mais usadas no Google Analytics são: medir quantidade de acessos do site; medir quais páginas são mais acessadas; medir o comportamento do cliente mostrando a origem dos acessos, bem como, medir os acessos das mídias sociais, entre outras.
3 – Google Search Console
O Google search console é um sistema gratuito, foi criado para detectar problemas diversos no seu site, como exemplo temos: Tempo de carregamento inadequado; Urls quebradas; Códigos das páginas com algum tipo de anomalia e etc.
A ferramenta search console também pode nos passar dados precisos sobre a quantidade de acessos para o nosso site, bem como, quantidade de links internos e externos e links de outros sites apontando para o nosso.
O grande diferencial do Google search console é que você pode solicitar a indexação de uma nova página nos mecanismos de busca praticamente de imediato.
4 – Google Meu Negócio
Essa excelente ferramenta de Maketing Digital também é gratuita, mas pode ser patrocinada assim como os Ads do Google. Foi preferencialmente desenvolvida para estabelecer a posição geográfica do seu negócio, o Google meu Negócio funciona como se fosse uma demarcação de território, ou seja, ” Essa parte da cidade é minha e ninguém tasca “.
O sistema fornece opções de comentários, postagens com link para o seu site, avaliação do seu negócio, perguntas e dúvidas diversas, opções de contato com telefone, endereço do site e como chegar ( link do mapa pra chegar na sua loja ).
Após a criação da conta no Google, será enviado uma carta de confirmação pelos correios com um código numérico inserido nela, poderá ser confirmada no sistema apenas para provar que você de fato é o dono do local informado.
5 – Google Ads
Conhecida como a menina dos olhos de ouro do Google, o Ads é um sistema pago criado para anúncios diversos de produtos ou serviços, os anúncios mais relevantes normalmente aparecem nas primeiras 4 posições das buscas.
Anunciar no Google Ads pode se tornar um grande desafio dependendo da sua palavras chave. O sistema trata-se de um leilão virtual, onde, quem dá o maior lance e tem sua campanha melhor configurada, aparece em mais destaque no que se diz respeito as posições privilegiadas nas buscas.
A grande maioria dos pequenos, médios e principalmente os grandes empresários, optam por contratar uma empresa que gerencie os anúncios no Google, dessa forma, pode-se evitar um desperdício considerável de recursos financeiros.
6 – Mídias sociais
As mídias sociais são ótimos canais para divulgação do seu negócio, porém, não devem ser consideradas ferramentas principais de marketing digital, mas sim, ferramentas de complemento.
Entendendo um pouco mais o princípio de “ferramenta de complemento”, significa que todas as ações devem ser canalizadas para o seu site ou loja virtual, usando links de redirecionamento.
O motivo pelo qual as redes sociais são consideradas uma ferramenta de segundo plano ou complemento, é muito simples, ao usar a ferramenta Google Analytics conforme a ” DICA 02 “, você poderá perceber que a quantidade de acessos ou interações oriundas das mídias sociais tem uma conversão normalmente baixa.
Conclusão
Acertar no Marketing Digital sempre será um grande desafio, principalmente em tempos de crise mundial. Independente de qual ação tomar, é preciso entender que as estratégias de marketing são um campo empírico, ou seja, fazer e testar o resultado.
Essas dicas foram criadas como base para quem precisa iniciar qualquer negócio, é claro que, existem outras ferramentas e diversos processos que precisam ser estudados e aprofundados.
Tenha paciência, aprenda um pouco de cada vez, mas não desista dos seus sonhos e projetos.
O que você achou das dicas e ferramentas de marketing digital?
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