Lava-Jato encontra desvios na Caixa e na Saúde; Obama e Castro se encontram; Destaques dos jornais deste sábado (11)

11/04/2015 09h38m. Atualizado em 12/04/2015 10h44m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

A prisão dos ex-deputados André Vargas, Luiz Argôlo — e o reincidente Pedro Corrêa — é a manchete dos principais jornais neste sábado, 11 de abril. Esta é a 11a fase da Operação Lava Jato, denominada de “A origem”, mas é também o momento de expansão das investigações para além da Petrobras.

A manchete de O Globo diz no seu título principal que “Lava Jato chega à Caixa e ao Ministério da Saúde”. Os três são acusados de estarem envolvidos em um esquema de propina muito parecido com a do mensalão, no qual Pedro Corrêa foi condenado. O esquema funcionava além da Petrobras, na Caixa e no Ministério da Saúde. Na CEF e na Saúde os contratos de publicidade eram a fonte dos desvios. Foram presos também o irmão de Vargas e o empresário Ricardo Hoffman, da empresa de publicidade BorghiLowe, entre outras pessoas.

A Folha de S. Paulo dá a notícia com o título “PF prende ex-deputados na Lava Jato” e o Estado de S. Paulo diz que “Lava-Jato atinge Caixa e Saúde e 3 ex-deputados são presos”. André Vargas foi vice-presidente da Câmara até o ano passado.

Com foto em todos os jornais, o outro destaque do noticiário é o encontro histórico entre o presidente dos Estados Unidos Barack Obama e o presidente de Cuba Raul Castro. Foi apenas o cumprimento formal dentro da reunião da Cúpula das Américas, no Panamá. Neste sábado (11) haverá a primeira reunião bilateral dos dois países em 56 anos.

Outros destaques: o FMI fez uma revisão do desempenho da economia brasileira e passou a prever recessão de 1%; A Câmara aprovou a proposta que permite às pessoas comprometerem até 50% da sua renda com o consignado, com desconto em folha e nas pensões. O limite anterior era 30%; Os Estados se reuniram com o ministro da Fazenda mas não chegaram a um acordo sobre mudanças no ICMS; A Operação Zelotes terá nova fase com mais envolvidos, diz o Globo. O Estadão diz que o PSDB está fazendo convocação para a manifestação contra o governo Dilma; A Folha informa que o consumo de itens da cesta básica caiu no primeiro trimestre.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.