“Lula é a maior decepção de minha vida política”, diz Pedro Simon às páginas amarelas da Veja

11/01/2015 01h05m. Atualizado em 11/01/2015 01h05m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Conhecido por suas posições firmes em quase sessenta anos de política, o senador Pedro Simon ficará sem mandato a partir do dia 31 de janeiro. Às páginas amarelas de Veja, Simon revelou o que pensa sobre os ex-presidentes da República pós redemocratização e fez as mais duras críticas sobre Luiz Inácio Lula da Silva. “Lula é a maior decepção de minha vida política”, disparou Simon por duas vezes na entrevista.
Para Simon, Lula é a grande decepção de sua carreira e de sua vida pública porque abandonou sua bandeira, sua história “e agora está morrendo abraçado ao José Dirceu, aos mensaleiros e aos ladrões da Petrobras”.
Pedro Simon disse que Lula é a origem – por ação ou omissão – dos escândalos do Mensalão e do Petrolão. E essa seria a razão de o Brasil não se encontrar em uma condição diferente, muito melhor.
De acordo com Simon, Lula fechou os olhos para a corrupção. “Quando ele apareceu, todos ficamos encantados com sua liderança no sindicato dos metalúrgicos e, em seguida, na criação do PT. Depois de perder três eleições, chegou lá, fez um governo com ações importantes, especialmente na área social”, disse. “Ele era a grande esperança do povo brasileiro”.
Simon comparou ainda José Sarney com “uma força da natureza” e avaliou que ele nasceu para estar no poder e continuará, mesmo fora do Senado.
Sobre Fernando Collor, Simon revelou que, em 1986, recebeu dele um convite para criar um partido e disputar a presidência da República: “achei-o louco”.
Em relação a Itamar Franco, Simon ressaltou sua humildade e firmeza: “Itamar Franco era muito humilde, tímido até, mas sabia dizer não. Na verdade, gostava muito de dizer não.”
Quanto a Fernando Henrique, Pedro Simon disparou que o ex-presidente do PSDB se considera a melhor cópia de Deus: “não sabia dizer não e achava que era a melhor cópia de Deus na Terra”.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

23 Comentários para ""Lula é a maior decepção de minha vida política", diz Pedro Simon às páginas amarelas da Veja"

  • Pidy 11-01-2015 (9:59 pm)

    Não so ele 95% que entra na Politica virão pilantras, bandidos, corruptos e marginais. E 95% da culpa é nossa mesmo, povo que deixa isso acontece é cúmplice.

    • Luiz Parussolo 12-01-2015 (10:35 pm)

      Também não é assim! A maior decepção do país está na transição e ele como instrumento do PMDB a época e talvez o único que poderia considerado homem que honra as calças que veste deveria revelar como morreu Tancredo Neves. E ele sabe. Está velho semi morto e continua covarde porisso é melhor continuar calado. O Brasil procura homens e mulheres de verdade e não zumbis parasitas. Se não morresse Tancredo Neves e se o medonho José de vários nomes não tivesse sido imposto inconstitucionalmente o país seria talvez uma nação hoje. Sei que você jovens adoram mequetrefes como o FHC, o Lula, o não sei quem, só que eu conheci alguns homens de verdade e conhecedores, não animais de língua e palato redondos e possuídos da oratória sofista, e estou divinamente proibido de idolatrar semoventes. E acredito que o território brasileiro também.

    • Elesbão Munhoz 13-01-2015 (3:17 am)

      Esse bandido eu já sabia, assim como os outros 3 descarados que o rodeiam na foto acima. Só faltou o todo poderoso das Alagoas.

  • Sandro Maurício 11-01-2015 (10:07 pm)

    Respeito muito este homem, é um exemplo de dignidade política, mas ele erra ao fazer esta afirmação: “Lula fechou os olhos para o corrupção”. Não é verdade isso, se hoje nós conhecemos os envolvidos em escândalos de corrupção, seja no caso do Mensalão ou da Petrobrás, é exatamente pelo inverso desta afirmação. Lula deu aparato, condição e liberdade para Polícia Federal, o que nuca nenhum outro fez e por isso não, não tivemos pessoas investigadas e presas no passado, mas lembremos que “sempre houveram denúncias”, desde sempre, em todos os governos e Lula foi um dos que mais denunciaram esquemas, seja no governo ou na Petrobrás. Deu mancada o Sr. Pedro Simão nesta afirmação, talvez aí, já se começa uma grande campanha, do sistema “pago” de jornalismo, para que Lula seja massacrado antes mesmo de confirmar uma possível volta à candidatura para presidência. Veja/Globo/Abril… Grupos de formadores de opinião que já perdem a credibilidade por seus posicionamentos partidários.

    • Jose Rodrigues 12-01-2015 (4:13 am)

      Rapaz é por causa de umas pessoas como voce Sandro Mauricio que o Brasil vai continuar afundando cada vez mais, se voce realmente acredita que ele colocou a PF pra investigar então tu deve saber explicar os porques de o PT barrar todas as CPIs de corrupção nos governos do PT.

      • Fernando 12-01-2015 (6:43 pm)

        Mancada deu você. Lula, o maior espertalhão que esse país já produziu. Na hora do vamos ver ele some ou diz que não sabe de nada. Defendeu seus cupinchas mesmo sabendo que eram bandidos, votou contra a constituição de 88, está enrolado com o mensalão e ou petrolão, aproveitou e fez, em dois anos, seu filho ficar um dos homens mais ricos do Brasil. Quer mais? Tem um monte ainda.

      • daniel gosta 12-01-2015 (10:27 pm)

        fernando vc e um zumbi otario lula sempre foi e sera o maior bandido que o brasil ja conheceu e vc e mais um puxa saco zumbi criado por lula ninguem manda na policia federal por isso teu dono lula fez o possivel para barrar a policia federal nas investigaçoes mensalao e petrolao nao cola sua puxaçao de saco o mundo todo sabe que o cabeça de toda a roubalheira e esse formador de zumbis junto com a Dilmanta

    • Aidecivaldo 12-01-2015 (2:17 pm)

      Meu caro Sandro….seu comentário assemelha-se ao homem que diz “Eu dei liberdade a mulher” ou “eu deixei ela fazer isso ou aquilo”…liberdade não é presenteada, é conquistada, e a duras penas. SE a PF fez o que fez, é porque a instituição alcançou a duras penas, inclusive, políticas de credibilidade e isenção perante a opinião pública.

    • Eugenio Santos 12-01-2015 (4:07 pm)

      É isso ai camarada. Voce foi ao ponto. Pena que Pedro Simon se presta a esse serviço.

    • Jorge 12-01-2015 (5:32 pm)

      Tem gente que não sabe mesmo o que fala. Me refiro ao comentário de Sandro, dizer que Lula é um exemplo de dignidade pol´tica, no mínimo ele está afrontando os brasileiros de bem. Lula é o maior pilantra que surgiu na história dos políticos no Brasil. Mentiroso, salafra e age totalmente fora da éTICA. É preciso ler mais Sandro. Lula foi, talvez o mal necessário para o Brasil acordar e repudiar políticos como ele.

      • Marcos 13-01-2015 (7:39 pm)

        Nao percebes que Sandro advoga pelo PT?

  • LEVI 12-01-2015 (10:25 am)

    minha maior decepção é ver que passa ano e séculos e na piramide ainda os sarcófagos opinam a cada podridão que por la parece diante dele uma novidade que para o povo ainda cego por festas sequer toma conhecimento alis estão o povo dormindo faz tempo muito poucos conhecem a letra do hino nacional e nem a história de um poder podre de geração perversa na mente gananciosa de politicos herança do lado podre que veio de portugal sem querer ofender a maioria dos patricios alias são primeiro mundo através de suas descobertas de ouros levados como roma e outros que por ai são chamados de primeiro mundo os EXPLORADORES CHAMADOS DE COLONIZADORES E NÃO DE SAQUEADORES

  • Fernando Chagas 12-01-2015 (12:26 pm)

    Concordo que tenha se decepcionado com os governos do PT.
    Porém, o seu partido é um dos ‘pilares’ do PT – o vice é do PMDB e ainda brigam por mais cargos na administração direta!
    Agora que está saindo da política vem fazer essas declarações!
    É muito estranho esperar 12 anos para descobrir que o PT não presta!
    TRINTA E DOIS anos no senado trabalhando para empresas e não para o povo que o colocou lá (como cita na entrevista da VEJA).
    Então, são SESSENTA anos recebendo salários e verbas diversas e saindo com aposentadoria(S) que nenhum trabalhador conseguiria pelo INSS.

    • Jerônimo 13-01-2015 (11:04 am)

      Fernando Chagas, se você acompanhasse (sei que com certeza absoluta não acompanha) a TV Senado veria que o Pedro Simon já fala isso sobre o Lula fazem pelo menos 15 anos, nas votações acaba votado contra o partido dele e a favor da oposição quando é para o bem do país, sobre a punição dos corruptores além dos corruptos (que está acontecendo agora com a prisão dos donos das empreiteiras do Petrolão) já é um discurso dele de 30 anos!!!!

  • JOSÉ FLAVIO BRUNO 12-01-2015 (2:44 pm)

    A MINHA TAMBÉM, PT NUNCA MAIS, LULA NEM PARA SÍNDICO.

  • Joelson Costa 12-01-2015 (2:47 pm)

    O sujeito convive com o poder a vida toda e agora quer dar sua opinião PARTICULAR sobre os Presidentes…quem sofreu e sofre é o POVO….o Sr. deveria ter falado isto na tribuna do Senado Federal onde o Sr. esteve por vários mandatos..Agora ninguém presta.. ou um o outro teve alguma atitude…é muita cara de PAU…. NOSSO PAÍS É UM GRANDE ENGODE DEVIDO A ESTES POLÍTICOS.. A ESTES NÃO A TODOS QUE PASSARAM POR BRASILIA E QUE PASSARAM NESTES MANDATOS QUE FORAM ELEITOS….espero que as gerações que se seguem chegue ao Poder gente comprometida.. com o Bem estar das Pessoas deste PAÍS.

  • Gladson Gurgel 12-01-2015 (3:42 pm)

    Respeito muito o senador que se despede.Ele é uma testemunha viva da história. Contribuiu positivamente com muito boas coisas, mas é extremamente teatral e radical, nunca foi um bom gestor, a sua passagem pelo governo do Rio Grande do Sul não doi das mais felizes, assim como pelo Ministério da Agricultura. Tem senso crítico bastante aguçado, porém não sabe fazer uma análise de si próprio e não fosse esse comportamento talvez tivesse mais uma vez voltado para o senado ou mesmo para a Câmara Baixa do país. Desculpe-me o senador, mas ele não eh o dono da verdade para sair criticando todas as pessoas que não pensam ou não agem como ele.

  • derli stopato da fonseca 12-01-2015 (4:25 pm)

    Pra não falar muito e não perder o meu tempo. Alguns só enxergam o que querem enxergar e outros fazem o que são pagos pra fazer, sem preocupações éticas ou morais, sem respeito pela verdade dos fatos. Alguns casos concretos e recentes. O caso “Celso Daniel”. O sr. Lula da Silva fez tudo que era lícito e ilícito para impedir que se chegasse a verdade. Interferiu nas investigações, trocando investigadores e juízes. O dinheiro, móvel do crime, é sabido, era destinado ao PT. Nada aconteceu àqueles diretamente ligados ao PT, envolvidos no crime. O caso do mensalão, o “Marcos Valério”, foi claro, disse: O sr. Lula da Silva sabia de tudo, eu e, o Zé Dirceu, depois de combinarmos os procedimentos, subíamos ao seu gabinete – do Lula – onde o colocávamos ciente de tudo. Será que existe alguém neste pais que acredite realmente na inocência deste individuo? Nem os petralhas. Há somente aqueles comprometidos com os propósitos da quadrilha que fingem acreditar. Ainda, tenho ouvido vez por outra algum petralha dizer que a Globo se posiciona contra eles, contra o governo do PT, etc.. Estranhjo pois vi recentemente como foram feitas as distribuições de verba publicitária do governo ano passado e, pasmem, o Sistema Globo foi aquinhoado com a maior das parcelas, mais de meio bilhão de reais. Então, como explicar? Pura hipocrisia, uma maneira de esconder a verdade, enganar a população.

  • Antonio Carlos 12-01-2015 (5:14 pm)

    O Sandro Maurício só pode ser o José Dirceu! Vai de retro Satanás!

  • elo silva 12-01-2015 (6:09 pm)

    Em sessenta anos de vida política sr.PedroSimom parece ter visto só oq lhe era conveniente.Ainda não oq ele fez todos estes anos no RS

  • Salmon 12-01-2015 (7:28 pm)

    60 anos de vida pública que Pedro simom ajudou a construir. Ele e seu partido foram e são giverno. Pedro simom foi um governador pífio que não deixou saudades.

  • Luiz Parussolo 12-01-2015 (10:40 pm)

    Também não é assim!
    A maior decepção do país está na transição e ele como instrumento do PMDB a época e talvez o único que poderia ser considerado homem que honra as calças que veste deveria revelar como morreu Tancredo Neves. E ele sabe.
    Está velho semi morto e continua covarde por isso é melhor continuar calado.
    O Brasil procura homens e mulheres de verdade e não zumbis parasitas.
    Se não morresse Tancredo Neves e se o medonho José de vários nomes não tivesse sido imposto inconstitucionalmente o país seria talvez uma nação hoje.
    Sei que vocês jovens adoram mequetrefes como o FHC, o Lula, o não sei quem e nem sabem como foi o Brasil porque em nenhum lugar foi ensinado, só que eu conheci alguns homens de verdade e conhecedores, não animais de língua e palato redondos e possuídos da oratória sofista, e estou divinamente proibido de idolatrar semoventes.
    E acredito que o território brasileiro também.

  • Chicão 12-01-2015 (11:50 pm)

    Como pode ainda existir brasileiros que dão apoio ao PT?? Será possível que essas pessoas não conseguem enxergar o mal que esse partido está fazendo ao Brasil?? Essa conversa fiada que o PT permitiu a PF investigar corrupção e conversa para boi dormir.A verdade é que o Brasil nunca foi tão roubado como agora

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.