Terra é protegida por escudo invisível, como em “Star Trek”, diz cientista

01/12/2014 18h57m. Atualizado em 10/12/2014 16h13m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Uma equipe de cientistas das universidades do Colorado, MIT, Minnesota, Iowa, entre outras, descobriu que a Terra é protegida por um “escudo invisível”, capaz de bloquear os chamados “elétrons assassinos”, que navegam na órbita da Terra a uma velocidade de quase-luz. Eles são uma constante ameaça para astronautas, satélites e sistemas espaciais.
“É como se os “elétrons assassinos” fossem impedidos de se movimentar por um vidro no espaço”, explicou Daniel Baker, diretor do Laboratório da Universidade do Colorado especializado em física atmosférica e espacial. “É um pouco como os escudos criados por campos de força no filme Star Trek, usados para repelir armas alienígenas. É um fenônemo extremamente intrigante.”, considerou.
O escudo invisível foi descoberto nos cinturões de radiação de Van Allen, anéis que se formam acima da Terra, preenchidos com elétrons de alta energia e prótons, descobertos em 1958 pelo professor James Van Allen da Universidade de Iows. Em 2013, a equipe de Daniel Baker descobriu um terceiro anel, entre os dois primeiros já reconhecidos.
A barreira foi batizada pelos cientistas de plasmofera. Aparentemente impenetrável, as ondas empurram os elétrons assassinos contra um gás neutro, que desaparecem.
“Essa barreira pode até proteger a vida de seres humanos, caso estacionássemos um satélite ou uma estação espacial dentro dela. Isto é algo bom de saber”, disse John Foster, do Observatório Haystack do MIT.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

2 Comentários para "Terra é protegida por escudo invisível, como em "Star Trek", diz cientista"

  • júnior 01-12-2014 (11:49 pm)

    Eu sei que eu sou mané mas se é um eacudo invisivel como vcs viram … na verdade teorias nao sao fatos .. ao inves de perder tempo em algo que pouco nos interessa porque suas brilhantes mentes nao tenta achar curas de doenças incuraveis …é a melho coisa que vcs irao fazer … todos nascemos vivemos e iremos morrer … idependende dodia e da hora é inevitavel … entao pouco importa se existe mais planetas ou satelites estrelas … nao cuidamos nem do nosso planeta pra que vamos nos interesar por outros se pra nós nao ira fazer diferença ….

    • Joe Muniz 02-12-2014 (12:30 pm)

      Realmente vc é um super mané. Os estudos espaciais do presente são para as futuras gerações daqui a 1000 anos. Não para você. Esqueça que vc vive nesse planetinha terra e tente entender o tamanho do universo. Sem a proteção do escudo de Ozonio, vc já era.

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.