Governo vai fiscalizar Twitter e Facebook em busca de “ódio”

21/11/2014 11h35m. Atualizado em 28/11/2014 16h19m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (20) que um grupo de trabalho interministerial vai monitorar mensagens de “ódio” na Internet e mapear crimes contra os direitos humanos no Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Flickr, Tumblr e outras redes sociais. Também vai abrir um canal de denúncias sobre páginas da internet que promovam ódio, violência e discriminação por preconceito. O grupo terá poder para abrir processos para punir autores.
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti (foto), citou como um dos motivadores para a criação do grupo o assassinato da dona de casa do Guarujá (SP) Fabiane Maria de Jesus, que foi atacada por uma multidão depois da publicação de um retrato falado em redes sociais de uma mulher que supostamente realizava rituais de magia negra com crianças sequestradas. Fabiane tinha os traços parecidos com os descritos no retrato falado.
A Universidade Federal do Espírito Santo vai desenvolver um software de monitoramento para mapear, tabular e analisar em tempo real de onde partem atos de ofensa e apologia ao ódio nas redes sociais da Internet. O aplicativo vai permitir o cruzamento de informações de localização das mensagem com dados públicos do cidadão.
O grupo de trabalha é composto por membros da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Secretaria de Políticas para Mulheres, do Departamento de Polícia Federal, do Ministério Público Federal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais.
Existem mecanismos de fiscalização e punição para crimes reais e virtuais. O difícil é saber se os funcionários públicos que farão parte do grupo estarão preparados para o poder de polícia que terão. É bom que o governo se informe, como outros países estão fazendo, para que a iniciativa não se transforme em mais um instrumento político partidário.

Atualização: Labic vai fornecer software para governo fiscalizar cidadãos nas redes!

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

61 Comentários para "Governo vai fiscalizar Twitter e Facebook em busca de "ódio""

  • Tomas de Morais 21-11-2014 (6:16 pm)

    O que vai de marido preso com odio da mulher e a mulher com ódio do marido, eu tenho odio de corruptos…

    • bereta 23-11-2014 (6:22 am)

      E quem responderá pelo ódio disseminado nos discursos e falatórios do Lula? Querem mais ódio do que ele demonstra quando joga cidadãos contra cidadãos, brasileiros contra brasileiros? Querem mais injustiça do que a perpetrada na questão das cotas raciais para vestibulandos? Se o concorrente é pobre e branco, mas consegue uma pontuação excelente, tudo graças ao esforço próprio e o sacrifício de seus pais, perderá a vaga para um negro ruim de escola, desses que vão para marcar presença, mas que conseguiu a última pontuação que o favoreça por ser negro? Isso é ou não é odioso? O governo inocula o ódio e depois sai pregando moralismo.

      • MARCIO Carvalho 23-11-2014 (10:09 am)

        Você vai ser o primeiro a ser preso. O ódio preconceituoso e descricionário está tão enraizado em seu discurso, que não tem como controlar…

        • Rafael 23-11-2014 (6:44 pm)

          Essa resposta prova o ponto de vista de muitos. Então, ao se posicionar contra um programa de governo, como as cotas, devemos encara-lo como preconceituoso e prendê-lo por discurso de ódio? Ele não falou que era contra negros, só usou um exemplo hipotético para dizer o quanto um critério racista pode ser injusto com o pobre.

          • Rodolfo 23-11-2014 (10:26 pm)

            Sou contra qualquer cota educacional nesse País! Sou contra qualquer bolsas sem fundamentos para que os mesmos procurem emprego, coisa que não acontece e não são exigidos. Um País como o Brasil deveria incentivar à procura de emprego, já que tem “tantos” empregos como dizem sempre. Um País como o Brasil deveria usar todo o nosso dinheiro dos inúmeros impostos para construir e dar valor aos nossos profissionais educacionais! Um País como o Brasil deveria dar valor aos nossos médicos e não trazer de fora!! Não faz isso porque não querem! Para o Governo criar essa mordaça deveria começar pelo Ex- Presidente que em seus diversos comícios lançou mais ódio do que nunca ao mencionar a “classe branca” que nunca existiu….
            Uma coisa eu garanto a todos, nosso Brasil já era e isso será apenas o começo do que ainda vamos enfrentar durante mais 4 anos ou serão mais 4 e mais 4 com o retorno do Lula que nunca sabe de nada…. estranho isso demais…. rs

        • Cledi 26-11-2014 (1:12 pm)

          Ele não mostrou preconceito , mas desconformidade com um CRITÉRIO RACISTA. Por que cotas para negros? Não seria , então melhor ter cotas para pobres? Afinal são todos oriundos da escola pública. O que difere o negro da escola pública do branco que frequenta a escola particular, no que diz respeito a disputa de uma vaga, não é a cor da pele , mas a péssima qualidade de ensino oferecida nas escolas públicas. Cor da pele, nunca foi e nunca será indicação de capacidade. E é isso que as cotas para negros indica. Os chama de incapazes de disputar uma vaga com o branco, se não tiverem uma forma de privilégio. Por isso , acho um critério racista e populista , para ganhar votos. O governo deve se preocupar, em oferecer uma escola pública de melhor qualidade.

      • NANCI MAGALHÃES DOS SANTOS 23-11-2014 (8:01 pm)

        Porque o negro tem direito a uma vaga por ser pobre ? E o branco pobre? Isso sim é preconceito, como se o preto não tivesse capacidade de estudar e melhorar, só o branco. Pode acontecer sim, do branco pobre se esforçar e perder a vaga para um negro que não se esforçou.

    • Paulo Oliveira 23-11-2014 (3:00 pm)

      Na verdade isso não passa de uma maneira de criar mecanismos de perseguições nas redes sociais a quem fala contra os petralhas. O “odio” a que se refere é contra PT, pois um partido que nasceu levantando a bandeira da etica e da moralização politica, e ao chegar ao poder, se torna simbolo de corrupção, roubalheira e impunidade e agora com mecanismos sujos, quer proibir quem tenha “ódio” de toda esta imoralidade que o PT protagonizou nos sentimentos de milhões de brasileiros.
      Ideni Salvatti deveria ser mais objetiva e dizer abertamente que se está iniciando no governo PT um periodo negro de perseguições a quem se atrever a difundir a imoralidade politica do PT..

      • Eliane Sousa 23-11-2014 (9:27 pm)

        Isso, bem dito! que ninguém se engane… essa proposta é para perseguir opinadores contra o governo petista.

    • Sales 23-11-2014 (3:20 pm)

      toda arvore precisa ser bem cuidada para dar bons frutos, isso é amor , mas ódio não precisa ser procurado ele agi por si só. quando não cumprimos nosso dever.

    • Martina Santana 23-11-2014 (8:53 pm)

      Eu tenho ódio desse governo esquerdista que pretende me proibir de odiá-lo !!! É MEU DIRETO !!!!

    • João Bosco 24-11-2014 (9:36 am)

      Que tal começar com essa aberração? https://www.youtube.com/watch?v=fdDCBC4DwDg

    • Roberto Hypolito 26-11-2014 (4:16 pm)

      Amigos: algum tempo atrás escrevi sobre o perigo iminente de uma censura por este regime ditatorial a uma de nossas ferramentas de denuncia contra os desmandos, fraudes, falcatruas, crimes e desvios de recursos públicos no Brasil. Novamente o lobo em vestes de cordeiro, põe suas unhas pra fora e lança a censura explicita a internet. Está clara a pretensão desta ditadura; no intuito de calar os brasileiros que se opõem diretamente ao regime que estão tentando impor em nosso país. Estamos prestes a enfrentar o pior regime a que esta nação jamais em sua história esteve exposta. Todos os pilares da democracia estão ruindo, um a um. A total falta de credibilidade na Câmara no Senado, o Supremo Tribunal que parece estar em total inércia, crimes de formação de quadrilha são tratados como reunião de negócios. Bilhões do dinheiro público são comprovadamente desviados e depositados em contas no exterior e nada de concreto é feito e nenhuma ação é tomada. As punições quando aplicadas são as mais brandas possíveis. A saúde publica esta sucateada e a beira da morte, a educação não tem recursos para pagar um salário digno aos professores e as escolas estão em petição de miséria, a segurança pública não existe, a bandidagem tem segurança e seus direitos garantidos; quanto ao cidadão, este não sabe se voltará para sua casa no fim do dia e se sua família esta segura. Se é deste tipo de ódio que o atual governo está se referindo, não podemos nos calar. O PT e sua corja de ladrões já roubou muito deste país e como brasileiro que sou tenho o direito e obrigação de gritar a todos os ventos que: é hora de mudança, prisão para a máfia que assola o Brasil, CHEGA DE FALCATRUAS. Queremos o Brasil de volta. Não aceitaremos nenhuma censura ditatorial.

    • Joel Adriano de Camargo 28-11-2014 (4:32 pm)

      PODERIA COMEÇAR COM A SOCIOLOGA DO PT QUE FALOU EM ALTO E BOM SOM, QUE ODIAVA A CLASSE MEDIA EM UMA PALESTRA DO PT , E SEU LULA APLAUDINDO COMO UM CACHORRINHO AMESTRADO, ISSO SIM É RACISMO , ODIO E OUTRAS COISAS QUE MELHOR NEM COMENTAR… SE É PRA PUNIR PRIMEIRO DE O EXEMPLO, NÃO ROUBEM, NÃO DESVIEM DINHEIRO,E CRIEM VERGONHA NA CARA SANGUESSUGAS…

  • CARLOS ANTONIO ANATRIELLO 21-11-2014 (7:16 pm)

    Ódio mesmo nas redes sociais eles vão encontrar contra o PT e sua esquerda que ninguém engole!

  • WALLA 21-11-2014 (11:14 pm)

    MAIS UM INSTRUMENTO PARTIDARIO DE CONTROLE DA MASSA

  • Adriano 21-11-2014 (11:20 pm)

    Certamente, nós, cidadãos de bem, que criticamos a malandragem e o totalitarismo da esquerda e do governo, seremos acusados disso.
    Eles, e seus aliados, por sua vez, poderão proferir impropérios, falsas acusações e xingamentos à vontade, que estarão exercendo apenas sua “livre expressão”, contra os “fascistas”, “racistas”, “machistas”, “coxinhas”, “burgueses” e “opressores capitalistas”!

  • Eduardo 22-11-2014 (12:03 am)

    sugiro que primeiramente passe a fiscalizar o site do Partido dos Trabalhadores, onde se constata a publicação de várias matérias incitando ao ódio. Ex: Laura capiglione, Alberto cantalice, na matéria que arrolou jornalistas que deveriam ser “fiscalizados” e outras…

  • Expedito 22-11-2014 (6:36 am)

    Se isso não é ditadura eu não sei mais distinguir certas coisas, o PT amordaçou a mídia e agora wuer amordaçar o povo, está na constituição federal, que é livre o direito de expressão de crença de religião, estão me forçando a fazer algo que eu acho muito chato, mas terei que me filmar limpando a bunda com as paginas da constituição de 88.

    • OG 22-11-2014 (4:33 pm)

      CONDENARAM A ESPIONAGEM AMERICANA, mas o “desGOVERNO PÓDE”… O Primeiro Ministro de Portugal foi preso por corrupção, e aqui… Só podemos parafrasear o compositor: “…Chame o ladrão, chame o ladrão!!!!”. Na realidade, estamos impotentes, e temos pavor de assaltantes, e a polícia nos ensina a não reagir…

  • Bakunin 22-11-2014 (8:25 am)

    Os reaça ficam eufóricos quando se diz que vã punir crime de ódio, incrível

    • Rafael 23-11-2014 (7:02 pm)

      Cuidado, taxar um grupo da sociedade de “reaça” também é crime de ódio.

  • Maria Silvia 22-11-2014 (8:31 am)

    O governo deveria investigar ele mesmo contra os abusos que vem cometendo contra nosso dinheiro …

  • ilielson 22-11-2014 (8:34 am)

    Quanta baboseira, vao trabalhar pelo povo cambada de vagabundos

  • Aniversi 22-11-2014 (9:39 am)

    Isso já é a ditadura bolivariana/comunista, pois os punidos serão apenas os cidadãos que não pensam e agem como quer o PT. É muito abuso! Acorda Brasil!

  • Procorio Elvecio Pereria 22-11-2014 (9:56 am)

    Esse Governo tem que controlar (conter, prender) os ladrões que se adonam dos nossos recursos, fruto do trabalho honesto
    de milhões de brasileiros. Quando um ladrão se propões a devolver R$ 250 milhões fico a imaginar o quanto ele reservou para si. É disso que esse
    Governo tem que vigiar.

  • Carlos fernando 22-11-2014 (11:34 am)

    “Aos amigos , tudo ; aos inimigos , os rigores da lei “ Getúlio Vargas (1882-1954 ) ; 14º e 17º presidente do Brasil ………………………. O PT VAI COMEÇAR COM LULA E MARILENA CHAUI ? http://www.youtube.com/watch?v=fdDCBC4DwDg Marilena Chaui – Eu Odeio a Classe Media (fala completa)

  • ALAN LEME 22-11-2014 (1:26 pm)

    nossa liberdade de falar algo que para eles tudo vai ser ódio ou racistas isso se chama[[[
    ditadura no brasil ]]]

  • flora Leandro de Barros 22-11-2014 (1:32 pm)

    Bem lembrado Carlos Fernando, e o Lula que estava rindo e aplaudindo?

  • ALAN LEME 22-11-2014 (3:50 pm)

    abrir um canal de denúncias sobre páginas da internet que promovam ódio, violência e discriminação por preconceito. O grupo terá poder para abrir processos para punir autores.
    obs: isso é corta nossa fala nossas vida nossas libertades vamos a luta brasil

  • CSR 22-11-2014 (6:39 pm)

    Odiar o PT é crime de ódio. Vc tem que amá-lo.

  • Graziella 22-11-2014 (8:06 pm)

    Será que com isso poderemos denunciar a politica brasileira? Porque com tudo que ta acontecendo acho que isso é verdadeiramente ódio do Brasil.

  • paulo robson 22-11-2014 (9:22 pm)

    até que enfim, ta pesado mesmo o facebook tem que fazer alguma coisa

  • Silvio J. Almeida 22-11-2014 (10:46 pm)

    O ser humano está elevando a sua neurose ao quadrado, o excesso de conhecimento está lhe fazendo mal, é melhor continuar com a sabedoria, apenas, se quiser continuar a viver. abr

  • mario 22-11-2014 (10:58 pm)

    Uma imbecilidade atrás da outra! Presumivelmente eles querem o controle do ódio, não odiando o PT, está liberado. Há! Vão arrumar uma grama para cortar!

  • maria fernanda 23-11-2014 (12:08 am)

    Concordo plenamente,está um horror o ódio,as mentiras,a falta de respeito.Liberdade existe sim ,mas é preciso saber fazer uso dela,para não perde-la.Não é porque vivemos numa democracia que vamos atingir as pessoas com maldade e intolerância.Torço para que essa iniciativa dê muito certo.Parabéns.

  • Elvio 23-11-2014 (12:59 am)

    Entao ja encontrou o primeiro, porque estou com odio deste governo pt.

  • Lucileni 23-11-2014 (1:13 am)

    Podem começar as buscas pelo Sr Lula e pela Sra Marilena Chauí!! Vão ter material à bessa!!

  • Fernando Antônio Moreira Távora 23-11-2014 (6:14 am)

    Mais uma vez isso é a prova que esse governo comunista-socialista quer o controle de nossas vidas, tirar nossa liberdade de opinião e nosso direito de expressão. A ideia deles é que só existirá no futuro o PT; o partido único, e a verdadeira democracia será sepultada de vez.

  • Rozane 23-11-2014 (10:30 am)

    A corrupção é tanta e está tão enraizada e pulverizada que o padrão de julgamento moral dos brasileiros baixou a um nível tal que acho bem difícil que essa ferramenta protetiva seja utilizada por pessoas sérias e competentes para distinguir alhos de bugalhos e assim não ocorram injustiças nem favorecimentos desse “poder fiscalizador” à grupos A ou B.
    Realisticamente, a desvirtuação da ideia deverá ser próxima ao nascimento dela.
    Acho necessária a coibição de “pessoas” que vêm abusando covarde e progressivamente da liberdade de expressão quando invade e destrói a vida do outro ou dissemina o ódio, mas por aqui será visto com olhos de muitas desconfianças. É o preço, estamos em um país com corruptos e corruptores em todos os níveis.

  • Rogério 23-11-2014 (10:41 am)

    Depende do Irão caracterizar ódio, pois se críticas às más políticas aplicadas for caracterizado como ódio, perderemos a liberdade e ai sim será caracterizada a ditadura.

  • LUIS CARLOS 23-11-2014 (11:11 am)

    ISSO É DITADURA. QUEM DIRIA ,HEIN? PAÍS DE MERDA!

  • zeca 23-11-2014 (11:28 am)

    Estamos vivendo uma anarquia disfarçada de democracia autoritária e utópica, o preço dessa condição será caro e muito caro, veremos o resultado no futuro, se o militarismo conseguisse aparar as arestas e o erros cometido do passado e exercer governabilidade com sabedoria os governantes atuais iriam exercer funções no porto de cuba ou na bolivia

  • Felicio 23-11-2014 (1:46 pm)

    Tenho um vídeo gravado da Marilena Chauí do PT dizendo que ” odeia a classe média”. Muitos vídeos do Lula expressando todo seu ódio a paulistas, a empresários entre outros. Esses vermes petistas também serão processados por essa gangue de marginais FDP que se dizem ser ” governo” ???? Quanto mais tentarem nos calar, mais divulgaremos essa nojenta ditadura que querem implantar no País para o mundo. Vão vendo seus bandidos.

  • Thomaz Zimmerman 23-11-2014 (2:51 pm)

    Concordo com Fernando A.M. Távora e acho q isso é muito pior do que parece, com uma desculpa vazia do Governo pra assumir algo q não deveria ter a atribuição. Isto é coisa para PF exclusivamente pq sabemos a quem os órgãos de direitos humanos preferem beneficiar. É interesse urgente do Governo ter mecanismos “oficiais” para mapear os denunciam as arbitrariedades do PT e aliados. Muito pior e maquiavelicamente do que dizem ter feitos os da Ditadura Militar

  • Sales 23-11-2014 (3:27 pm)

    A arvore para dar bons frutos precisa ser bem cuidada, mas o ódio não precisa ser procurado, é só deixarmos de fazer o nosso dever que ele vem sem ser convidado.

  • CARMEN 23-11-2014 (6:54 pm)

    E já abriram processo para reposição do desfalque dado pelo PT?

  • Silvar Silveira 23-11-2014 (10:42 pm)

    Bem to percebendo que essa determinação do governo é um começo para controlar a mídia pois bem sinto que o meu dever de ir pela coisa certa está de certa forma me tirado já que eu odeio corruptos e ladrões mas pelo que eu estou entendendo o governo quer que não só eu como todos que odeia corruptos e ladrões passe não mais odia-los porque se continuarmos a odiar os corruptos e ladrões estaremos cometendo crime isso é um verdadeiro desmando do direito do cidadão de bem o 5 3 milhões de brasileiros o que vocês fizeram com os restantes dos brasileiros…

  • Syllas Valadao W 24-11-2014 (1:05 am)

    E quanto a pessoa tem NOJO, vai ser punida também?
    Tipo, quando vejo falar em PT me da vômito. Isso é nojo ou é ódio?

    Tenho NOJO do PT. Ladroes mentirosos.

  • Syllas Valadao W 24-11-2014 (1:08 am)

    O primeiro processo deve ser contra a “filosofa” do PT, Marilena Chaui, Ela gritou que ODEIA a classe média.
    Incitou violência contra uma classe de pessoas. Por causa dela, pessoas da classe média foram agredidas.

    Se o PT não abrir processo contra Marilena, entendo que o PT não passa de uma piada. Povinho medíocre.

  • Carlos 24-11-2014 (1:14 am)

    Vamos começar então com o caso 01, o do ódio à classe média, já podem punir este:

    https://www.youtube.com/watch?v=fdDCBC4DwDg

  • helio augusto sousa 24-11-2014 (10:14 am)

    isto tudo é muito facil de acabar com a raiva dos brasileiros ,100 punir ninguém é só tirar o PT DO PODER, ai o brasil vai ficar calado
    testa pra vcs v como é fácil acalmar o povo sofrido com este partido e presidenta

  • ludijane prado 24-11-2014 (10:40 am)

    Começar logo punido tds que aparecem nesse vídeo por incitação ao crime.
    http://www.youtube.com/watch?v=lbzu9yvC4sw.

  • JOSE 24-11-2014 (11:34 am)

    vAMOS COMEÇAR PELO PIOR VERME:…………………………………………………………..https://www.youtube.com/watch?v=wRzIabUnX84

  • Juanil 24-11-2014 (2:24 pm)

    Eu protesto. O ódio é um prerrogativa minha… não são os rigores da Lei que me fará odiar menos.
    EU TENHO DIREITO DE ODIAR O PT

  • isabel 24-11-2014 (6:34 pm)

    Essa medida, é chegar ao extremo da hipocrisia, e maquiar a censura…..buscar nas redes sociais, MENSAGENS DE ÓDIO?…Será isso mesmo que estou lendo?… Então quando Marilene Chaui, destilou seu ódio contra a classe média, em uma palestra, da qual o sr. Luiz Inácio Lula da Silva, estava presente e ao ouvi-la deu gostosas risadas, não é mensagem de ódio?…Nos discursos, do ex-presidente Lula, por ocasião da campanha eleitoral, estando em palanque, falou por várias ocasiões, que os paulistas tinham ódio dos nordestinos,……..Será que para essa comissão não significa incitar o ódio?……..AH! acho que entendi…..para essa comissão, encabeçada pela Srª Ideli Salvati, só mensagens ESCRITAS, que serão consideradas incitação ao ódio….Para eles, mensagem oral, não tem validade…É assim mesmo, que os Ptralhas tem como costume….PALAVRAS O VENTO LEVA, tanto é para eles válida essa argumentação, que em palaques, muitas e muitas promessas são ditas, e o VENTO AS LEVAM LOGO EM SEGUIDA……

  • Orsian 24-11-2014 (9:09 pm)

    Será que vão punir a senhora Marilena Chaui, pelo seu discurso de ódio contra a classe média, da qual ela faz parte com ganhos salariais altíssimo?

  • Sergio 24-11-2014 (10:29 pm)

    Não precisa nem procurar. Veja a insatisfação das pessoas ao olharem os preços das mercadorias (arroz, feijão, sabão em pó, óleo, café, carne, etc) nas prateleiras dos supermercados. Verão a raiva estampada nos olhos, a boca entreaberta, simplesmente descrentes de que isto está realmente acontecendo. Olhem o quanto em reais as pessoas colocam em seus tanques de gasolina e álcool, novamente a irritação em ver o quantos pagamos pelos combustíveis. Sem falar na corrupção, na falta de atendimento hospitalar, a péssima segurança pública, educação da pior qualidade e tantos outros fatores de indignação, irritação, decepção, frustração, falta de confiança nas instituições. Mudem o que está errado, e o ódio e a raiva se dissiparão dando espaço a alegria e ao bem estar geral.

  • David 27-11-2014 (10:59 pm)

    Para que não se torne instrumento político partidário? Algum movimento do governo caminha para outra direção? Todas as ações são de “regulação”. Desde as palavras que utilizamos às opiniões que podemos ter. Tudo está sob julgamento.

  • Maurício 10-01-2015 (1:51 pm)

    Porque não pesquisam a quantidades de políticos corruptos e ladrões!?
    O governo como sempre querendo desviar o foco de suas falcatruas.

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.