Manchete do Globo diz que Petrobras pede ação contra Gabrielli

18/11/2014 09h15m. Atualizado em 18/11/2014 09h15m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

A Manchete do Globo — “Petrobras pede ação contra Gabrielli, e PF cita outro diretor” — diz que o Conselho de Administração da Petrobras decidiu, na sexta-feira (14), encaminhar ao Ministério Público um pedido de abertura de inquérito de ação civil pública contra o ex-presidente José Sérgio Gabrielli e outras 14 pessoas envolvidas na aquisição da refinaria de Pasadena. Entre elas, também figura o ex-diretor da Área Internacional Nestor Cerveró.
Segundo o jornal O Globo, há na lista ex-gestores e funcionários que ainda atuam na Petrobras, além de dois estrangeiros, que seriam executivos da companhia belga Astra Oil, ex-sócia da Petrobras em Pasadena.
Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), a Petrobras teve um prejuízo de US$ 792,3 milhões com a compra da refinaria de Pasadena, em 2006, durante a gestão de Gabrielli. Dilma Rousseff e Graça Foster faziam parte do Conselho de Administração da Petrobras quando a compra foi autorizada.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.