Lula faz churrasco motivacional com prefeitos do PT em SP de olho em 2018

08/11/2014 10h09m. Atualizado em 08/11/2014 21h42m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Um dia depois de treinar senadores petistas sobre como enfrentar Aécio Neves no Senado, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, em São Paulo, 59 prefeitos paulistas em um churrasco na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, em São Bernardo.
Segundo o jornal Estado de S.Paulo, Lula motivou nesta sexta-feira (7) os prefeitos a saírem nas ruas de suas cidades para defender o governo do PT. O ex-presidente não gostou dos protestos em São Paulo que pediram o impeachment da presidente e quer que os prefeitos reajam. Mas deve ter gostado menos do fato de que o PT perdeu, nas eleições federais, em todos os municípios paulistas. Todos? Não, em Hortolândia a Dilma ganhou. Só lá dos 655 municípios do estado.
Lula pediu aos prefeitos petistas que “fizessem política” nas ruas diretamente com o eleitorado. “Essa coisa de Facebook e Twitter é importante, mas nada substitui o abraço, o olho no olho, o aperto de mão”, explicou o ex-presidente, segundo o Estado.
A técnica faz parte de um marketing eleitoral: os prefeitos são os políticos do Executivo mais próximos do dia-a-dia das pessoas, nas cidades. São Paulo é o estado em que o PSDB mostrou nas eleições presidenciais ter mais força de votos contra o PT.
Em 2016, a eleição para a prefeitura da capital paulista já é vista como prévia das eleições presidenciais de 2018: de um lado um governo petista com baixos índices de aprovação, mas na vantagem da reeleição, com Haddad à frente, e de outro lado, um PSDB cada vez mais forte no estado, com a vantagem de deter o governo estadual, aprovado nas urnas em 2014 com a reeleição de Geraldo Alckmin.
Os participantes do encontro saíram com uma certeza: Lula está em plena campanha eleitoral para 2018.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

1 Comentário para "Lula faz churrasco motivacional com prefeitos do PT em SP de olho em 2018"

  • silvio tubarão 08-11-2014 (1:04 pm)

    O titulo da matéria devia ser… O poderoso chefão fez churrasco para a quadrilha. Desculpa .. eu errei é família.

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.