Piloto morre em voo teste para turismo espacial

31/10/2014 21h36m. Atualizado em 10/12/2014 23h48m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Em desenvolvimento para realizar voos de turismo espacial, a nave SpaceShipTwo caiu nesta sexta-feira (31) no deserto de Mojave, na California, com dois tripulantes a bordo.
De acordo com a rede de televisão americana CNN, um dos pilotos morreu, e o outro está em estado grave.
Idealizado pela empresa Virgin Galactic, a ideia do turismo especial é levar passageiros a 62 quilômetros acima da terra — início do chamado espaço exterior — e permitir que essas pessoas experimentem alguns minutos de ausência de peso antes de voltar para “casa”.
O Espaço Exterior é toda parte do universo que não é ocupado por corpos celestes e suas eventuais atmosferas e, portanto, propício para esta experiência. Segundo informações preliminares, a nave sofreu o acidente após ter acionado seu motor-foguete, em pleno voo.
No comunicado publicado em seu site, a Virgin Galactic explicou que “realizou um vôo de teste motorizado da SpaceShipTwo” nesta sexta. “Durante o ensaio, o veículo sofreu uma anomalia grave resultando na perda do mesmo”, diz o texto.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.