Cinegrafista filma tubarão-tigre devorando carcaça de baleia

30/10/2014 14h32m. Atualizado em 10/12/2014 19h25m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Com mais de 29 mil visualizações na internet, um vídeo gravado pelo cinegrafista britânico Christopher Crooks mostra tubarões devorando a carcaça de uma baleia na costa das Bahamas neste mês.

A prática de alimentar tubarões é comum na região do Caribe, normalmente para atrair turistas o mais próximo possível — mas em segurança — desses grandes predadores.

O formato já foi alvo de críticas, como a de que a isca levada para atrai-los iria condicionar os tubarões a ataques naqueles locais. Mas existem também de elogios.

Em 2012, boletim da Sociedade Ecológica Britânica afirmou que a prática do mergulho para a alimentação de tubarões no Caribe era benéfica ao meio ambiente porque  diminuía a caça para extração das barbatanas, utilizada na elaboração de sopas.

Não é o caso do vídeo de Crooks. Nele, o cinegrafista usou carcaça de baleia encontrada nas proximidades do local apenas com interesse jornalístico de gravar, com sua câmera subaquática, imagens dos animais se alimentando.

Segundo Crooks, seis tubarões comeram a carcaça da baleia em apenas 45 minutos. O cinegrafista afirmou ao site newsflare que não ficou “desapontado” com a iniciativa.

Entre os tubarões que foram atraídos pela carcaça? Mais de um tubarão-touro e o grande tubarão-tigre, terceiro lugar entre os mais perigosos aos humanos. O tigre pode medir até seis metros de comprimento.

Veja vídeo:

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.