A resposta para essa pergunta está completamente entrelaçada na sua maneira de se dispor profissionalmente. A verdade é que se você não entende de pessoas, logo não entenderá de negócios, uma vez que as relações interpessoais estão completamente conectadas na área profissional.
E esse é o momento propício para falar sobre isso. O mercado e a forma de produzir conteúdo, produto ou serviço está ainda mais humanizado. A empatia com o próximo ganhou um significado mais exponencial nos últimos tempos e, pensar no outro, não é “somente” uma questão de solidariedade.
Seus funcionários são pessoas, seus clientes são pessoas, seus fornecedores são pessoas, portanto a forma com que você se relaciona não será direcionado por uma conduta de negócios ou empresarial. Será e sempre foi pela forma como você lida com outro indivíduo.
E isso abrange inúmeras questões. Me arrisco a dizer que para ser um bom líder ou um gestor, é preciso primeiro desenvolver sua habilidade de ter tato. Sim, tato com o outro. A forma de falar, a forma de interpretar, a forma de conversar e entender que seu negócio depende de pessoas. Sendo assim, depende de um núcleo saudável para que os frutos sejam gerados. E isso eu aprendi muito bem com o mercado de luxo.
Colocar em prática um gesto delicado, uma atitude respeitosa, a intenção de não julgar, pode fazer muito mais por seu negócio do que qualquer outra estratégia super elaborada. É preciso dedicação em se relacionar com o seu nicho para transforma-lo em um ambiente próspero e de sucesso.
Conteúdo desenvolvido por Manu Berger
Sobre Manu Berger:
Manu Berger é especialista no mercado de luxo e atua como mentora de negócios, consultora empresarial, palestrante e nome referência para ministrar cursos, treinamentos e workshops na área. Ela também criou um serviço exclusivo para novos empreendedores que precisam desenvolver estratégias para conquistar o mercado, chamado Imersão de Negócios. Além disso, fundou o Portal Terapia do Luxo, que hoje é um dos veículos digitais mais renomados do setor, onde escreve semanalmente em sua coluna sobre o mercado de luxo. No Portal Administradores.com, também produz artigos sobre sua visão atual do mercado, para posicionamento de marcas. Ainda é autora de dois livros, um deles recém laçado e totalmente digital: “7 anos de luxo em 70 artigos”.