Muitos empreendedores ainda não se deram conta, mas a qualidade e conhecimento de seus colaboradores são os seus reais diferenciais competitivos no mercado. A qualidade dos profissionais que operam na organização é o que a diferencia da concorrência.
As empresas são feitas de pessoas, sem elas não há trabalho, prestação de serviços e tampouco faturamento. Portanto, o treinamento e capacitação de colaboradores deveriam ser prioridades dentro das organizações – o que não é.
Segundo pesquisas, mais da metade das empresas não investem em programas de treinamentos. Por outro lado, muitas proporcionam esses momentos aos seus colaboradores de forma ineficiente.
Fazem por fazer. Quem nunca presenciou uma palestra chata, redundante e sem conteúdos que realmente agregariam valor ao seu trabalho? É muito comum escutar relatos de treinamentos e capacitações assim.
No entanto, quando bem feitos, esses investimentos na equipe são extremamente valiosos. Ao capacitar e treinar os colaboradores, as empresas colhem diversos benefícios, como o aumento de produtividade, maior qualidade nos processos e um ambiente organizacional mais agradável.
Além de que essa interação pode ser o que estava faltando para energizar e aumentar a disposição das equipes. Por experiências anteriores negativas ou falta de conhecimento, muitos não sabem, mas há diversos tipos de treinamentos.
São vários temas que podem ser abordados nesses momentos, os quais ajudam os profissionais de formas diferentes. A seguir, explicaremos a importância dos treinamentos e como realizá-los.
Em especial, indicaremos como escolher o melhor tema para equipes comerciais. Afinal, o setor de vendas é um dos mais importantes dentro das organizações e precisam de uma atenção maior.
Acompanhe.
Treinamentos para equipes comerciais: por que fazer?
A equipe de vendas é uma das mais importantes dentro das organizações. Isso porque se não há clientes, a empresa não tem como trabalhar, produzir e manter-se funcionando por muito tempo.
Os vendedores são peças-chave para o faturamento e lucratividade das organizações. Desta forma, eles precisam ser profissionais de alta qualidade, que atuem com boa produtividade e tragam resultados positivos para a empresa.
Para isso, mais do que estipular metas, os colaboradores precisam estar motivados, energizados, ter pleno conhecimento do que está sendo vendido, de como a empresa funciona e especialmente sobre as técnicas de vendas mais assertivas para aquele público-alvo.
Tudo que foi apresentado pode ser ensinado e treinado por meio dos treinamentos, que nada mais são do que aulas, cursos, palestras, workshops, dinâmicas em grupo, entre outros métodos.
Esses momentos de capacitação podem ajudar os vendedores a aperfeiçoar estratégias de vendas, a empresa pode apresentar novas técnicas, explicar sobre o novo produto, estruturar processos e preparar o time para uma campanha específica.
Além disso, ainda aumentam a motivação da equipe, já que elas se sentem valorizadas pela empresa. Tudo isso se a organização investir em um bom treinamento.
Ela pode optar por fazer internamente, com um gestor conduzindo o treinamento, chamar uma personalidade famosa na área para compartilhar seus conhecimentos ou contratar uma empresa especializada em treinamentos comerciais para realizar a capacitação dos vendedores.
O que muitos não sabem é que existem diversos tipos de treinamentos, cada um usado para sanar necessidades diferentes das equipes. Então, qual a melhor para o meu time comercial? Depende do que eles precisam.
A seguir, explicaremos os temas mais comuns em treinamentos comerciais. Saber escolher é fundamental para realizar capacitações assertivas, que tragam tantos benefícios para a marca. Confira!
Técnicas
Dentre os treinamentos para equipes comerciais mais necessários dentro de empresas é o de técnicas de vendas. Vender não requer talento ou dom e sim, domínio de técnicas que ajudam a convencer, atrair e reter consumidores.
O mais recomendado é que o empreendedor note a maior dificuldade do seu time comercial e realize um treinamento específico. Então, um destinado para a captação e abordagem de clientes.
Outro para a etapa de fechamento e fidelização. Todas essas etapas são fundamentais para estabelecer um bom relacionamento com o público-alvo, então, merece atenção redobrada.
Como montar apresentações de qualidade
A apresentação dos produtos e serviços são fundamentais para convencer o consumidor a fechar a compra, ou fazê-lo pensar mais no assunto. Por isso, ela deve ser bem feita, direcionada para as dores do público e, claro, criativa.
Essa apresentação deve atrair a atenção do cliente, então, nada de páginas com conteúdos repetitivos, gráficos e números difíceis de entender. Um treinamento comercial para apresentação de produtos é fundamental para que os vendedores estudem mais sobre o poder de concisão e o jogo de cintura que precisam no dia a dia.
Apresentação de novas ferramentas
Com o avanço da tecnologia, sempre surgem novas ferramentas para ajudar a rotina dos colaboradores. Quando a empresa decide adotar uma, ela deve prover um treinamento para que todos saibam como usá-la corretamente.
Caso contrário, uma nova ferramenta pode causar confusão entre as pessoas, falhas, retrabalho e perda de tempo. Sendo assim, esse tipo de treinamento também é fundamental.
Briefing de novos produtos
O vendedor deve saber tudo sobre o que está sendo vendido, seja a venda de produtos, serviços ou a imagem da empresa. Por isso, sempre que houver um lançamento, a equipe comercial deve contar com um treinamento de apresentação e briefing sobre as novidades.
Somente assim entenderão o que vão vender e conseguirão convencer os consumidores.
Comunicação
Comunicação é fundamental para todas as áreas da vida. Para vender, essa importância é triplicada. Então, se um dos principais problemas da equipe for a comunicação interna ou externa, a empresa pode realizar treinamentos focados nesse aspecto.
Assim, o time consegue se desenvolver melhor, aumentar a qualidade dos serviços prestados e melhorar o ambiente organizacional.
Essas são alguns dos principais temas abordados em treinamentos corporativos para equipes comerciais. No entanto, existem outros diversos para sanar as dificuldades de cada equipe.
Realize treinamentos de qualidade e colherá benefícios incomparáveis. Lembre-se do que foi dito no início, os colaboradores são os reais responsáveis pelo sucesso das empresas. Investir neles, é colocar dinheiro no desenvolvimento da organização.
Ainda mais quando são times de vendedores.