Muito se fala sobre o consórcio atualmente. Essa modalidade de compra está conquistando o planejamento financeiro dos brasileiros e se consolidando entre as alternativas de compras de bens e serviços de alto valor mais procuradas no país.
Por ser uma modalidade diferente das demais oferecidas no mercado, ela gera muitas dúvidas entre as pessoas. Muitos já ouviram falar de consórcio, mas não se aprofundaram no tema e têm receio de contratar este serviço ou não sabem como funciona.
Ao contrário do que a grande maioria das pessoas acreditam, por exemplo, o consórcio não é utilizado apenas para a compra de bens de alto valor, como casas e carros.
É uma solução que pode ser usada para a compra de uma infinidade de bens, além de ser uma excelente alternativa para a contratação de serviços, como obras, construções e reformas.
Estes serviços fazem parte do consórcio imobiliário e podem ajudar muitas pessoas que desejam reformar ou construir um imóvel, mas não tem a quantia suficiente para arcar com os custos.
Afinal, serviços como esse não são nada baratos. Como muitos não sabem dessa alternativa, hoje, explicaremos o que é o consórcio para reformas e construções, como funciona e suas aplicações.
Nosso objetivo é sanar todas as dúvidas sobre o tema para que as pessoas tenham as informações necessárias para decidir se o consórcio é ou não é a sua melhor opção. Acompanhe!
Consórcios para reformas: como funciona?
Seja em imóveis próprios ou nos que acabamos de comprar, muitas vezes, é preciso investir recursos em mudanças na estrutura ou layout do local para torná-lo mais funcional, bonito, melhorar o convívio ou apenas para agregar valor nele.
No entanto, reformas e obras são sinônimos de dor de cabeça, não é mesmo? Pensando pelo lado financeiro, sempre surgem novos materiais, tintas ou qualquer outro recurso inesperado que fazem o serviço sair ainda mais caro.
Muitas vezes, tirar esse dinheiro do próprio bolso é impossível. Então, o consórcio de serviços para obras e reformas é uma opção para realizar as mudanças nos imóveis, sem prejudicar o planejamento financeiro das pessoas.
Essa modalidade de compra oferece inúmeros benefícios, como as melhores condições de pagamento, não cobrança de taxa de entrada, juros ou IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), entre outros.
Embora seja uma modalidade extremamente vantajosa, muitos ainda não entendem como ela funciona. Isso porque é bem diferente do que os brasileiros estão acostumados com o financiamento, por exemplo.
É importante ressaltar que o consórcio é seguro, regulamentado e protegido por lei. Para ajudar, explicaremos o que é essa modalidade, como funciona e suas vantagens para a realização de determinados serviços. Acompanhe!
O que é consórcio? Como funciona?
O consórcio é uma modalidade de compra diferenciada das demais oferecidas no mercado, por isso, causa tantas dúvidas na mente das pessoas. Porém, fique tranquilo (a), vamos explicar como funciona detalhadamente.
Basicamente, podemos considerar como uma compra em grupo. Isto é, diversas pessoas com o mesmo objetivo – reformar, construir e realizar obras, neste caso – são reunidas pelas administradoras, empresas que organizam o consórcio.
Cada participante deste grupo contribui mensalmente com uma quantia pré estabelecida em contrato, criando um fundo coletivo, o qual terá dinheiro suficiente para que todos recebam o valor do serviço à vista.
Quando a quantia mínima desse fundo é atingida, as assembleias começam a acontecer. Nestes momentos, a administradora passa a realizar mensalmente os sorteios e lanches.
Sendo assim, uma vez por mês, um participante é sorteado para receber a carta de crédito, documento que vale o valor total do serviço. A pessoa que tem essa carta em mãos pode contratar a reforma, obra ou construção à vista imediatamente.
Quem não quer esperar pelo sorteio, realiza os lances, a pessoa que oferecer o maior valor, leva o documento. Após ser contemplado, seja pelo sorteio ou lance, o participante deve continuar pagando as mensalidades até o final do contrato.
O consórcio é uma modalidade de compra a longo prazo. Afinal, é possível ser sorteado no primeiro mês ou após alguns anos, no último sorteio do contrato. Vale destacar que essa modalidade conta, geralmente, com contratos longos.
Então, qual a vantagem do consórcio? Cada pessoa paga mensalidades com valores que cabem no bolso e têm a oportunidade de receber uma quantia muito maior à vista quando for contemplado.
O valor da mensalidade não muda ao longo dos meses, o que proporciona uma modalidade de aquisição programada, planejada, a qual não trará prejuízos para o planejamento financeiro das pessoas.
E se não pagar a mensalidade? O participante não estará disponível para a contemplação até que regularize a situação. Ou seja, sem taxas de juros. Com o consórcio, você realiza este serviço sem entrar em dívidas e comprometer grande parte da sua renda.
É uma alternativa mais saudável e vantajosa – e melhor, para todos!
Como contratar consórcios?
O consórcio é organizado e planejado pelas administradoras. Empresas especializadas nessa modalidade. Desta forma, para contratar um, é preciso entrar em contato com essas organizações.
Assim que identificar sua necessidade, a administradora encontrará um grupo de pessoas com o mesmo interesse e pronto. Basta assinar o contrato e quando o consórcio começar, passar a pagar as mensalidades. Simples assim!