O bem-estar do colaborador é algo muito importante e necessário, ou seja, que deve ser motivo de atenção dentro de uma empresa, bem como entre os gestores de uma marca. Isso porque, por mais que muitas pessoas não saibam, o funcionário é o ativo mais valioso.
Mesmo com o assunto sendo pauta mundial, o tratamento dos colaboradores segue longe do que seria considerado ‘ideal’. Afinal, falta estrutura, entendimento e ação por parte das empresas como um todo.
Inclusive, uma pesquisa realizada pela Kenoby, uma startup de recrutamento e seleção, apontou que 93% dos RHs simplesmente estão ignorando a questão da saúde mental dos colaboradores – o que, certamente, é muito errado e pode gerar diversos problemas.
Ainda neste estudo, foi apontado outro aspecto interessante a respeito do cuidado com o colaborador, no qual 53,4% das pessoas entrevistadas ainda não sabia dizer se a empresa em que trabalhavam pretendia ou não investir em estímulo ou benefício à saúde mental.
Por fim, o estudo constatou que 71% dos RHs ainda não possuem área ou algum profissional que seja especializado em cuidar dessa temática dentro da empresa. Ou seja, percebe a necessidade de uma multinacional ou de uma contabilidade em São Paulo apostar nisso?
Pensando em auxiliar dentro dessa temática, o artigo de hoje trouxe algumas dicas para trabalhar o cuidado com o colaborador, bem como visa ressaltar a importância e a necessidade da ação como um todo. Continue a leitura!
A importância da saúde do colaborador
Mesmo que os aspectos de saúde estejam sendo ignorados, não apenas pelos empregadores, mas também pelos próprios colaboradores, os sinais e sintomas que poderiam ser tratados com certa facilidade, acabam sendo agravados.
Por exemplo, você pega um aparelho para medir pressão manual e percebe que a sua pressão está alta, naquele momento pode ser que um remédio para controlar a pressão baste, mas se isso for causado por estresse, é preciso resolver de outra forma.
Então, é claro que cuidar disso em muitas ocasiões vai ser bem desafiador, tanto para a empresa, quanto para o departamento de RH, afinal olhar para o aspecto da saúde de seus colaboradores pode acabar sendo um desafio.
Entretanto, é importante dizer que existem alguns fatores que podem potencializar o estresse, sendo que entre os principais estão os seguintes:
- Bullying;
- Assédio físico ou psicológico;
- Estresse;
- Pressão desnecessária;
- A ameaça do desemprego;
- Uma política de saúde e segurança ruim;
- A falta de comunicação.
Tendo esses pontos em vista, verifique todos os itens citados, pois, às vezes é algo pequeno, como as impressoras fiscais não estarem funcionando adequadamente, ou seja, você pode resolver rapidamente, sem ter que desgastar todos os seus colaboradores.
Porém, se for algo grande, investigue o caso e tome uma atitude em relação ao acontecimento, principalmente para não estressar todo o ambiente de trabalho, bem como para não deixar a situação piorar com o passar do tempo.
O que posso fazer pela saúde dos meus colaboradores?
O primeiro passo para contribuir diretamente para a saúde de seus colaboradores é ter um ambiente de trabalho que possua harmonia, que incentive a produtividade, mas ao mesmo tempo leve em consideração a qualidade de vida dos funcionários.
Por isso, o departamento de RH precisa focar em algumas estratégias e práticas que garantem que a sua equipe tenha todo o suporte para o desenvolvimento de seu trabalho de uma forma que tenha qualidade.
Pensando nisso, existem três grandes pilares que a empresa deve intervir para ajudar na saúde do colaborador que são: redução de fatores de risco, o desenvolvimento de habilidades no colaborador e o enfrentamento de problemas físicos e psicológicos.
Além de tudo o que já foi dito, também existem algumas coisas que você pode fazer pelos seus colaboradores, por exemplo:
- Promoção da ginástica laboral;
- Ajudar na boa alimentação;
- Ergonomia no ambiente de trabalho;
- Cuidados ao assédio;
- Boa iluminação;
- Bom ambiente de trabalho;
- O cumprimento da carga horária;
- Benefícios para o bem-estar;
- Plano de saúde;
- Plano de carreira;
- A contratação de um escritório de contabilidade imposto de renda;
- Entre outras ações.
Lembre-se, essas são apenas algumas dicas para cuidar de seus colaboradores, existem muitas outras que podem ser adotadas. Então, não deixe eles sofrerem com a saúde, humanize todos os processos da sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.