Manifestações contra Dilma em 20 Estados e DF; O assunto dos jornais deste domingo (15)

15/03/2015 10h40m. Atualizado em 15/03/2015 20h42m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Neste domingo (15), dia de manifestações em todo o país contra a presidente Dilma, o tema tem destaque nos jornais. “Atos contra Dilma coincide com pessimismo econômico”, diz o Estado de S. Paulo.

Ao analisar a série histórica do Datafolha, o Estadão mostra o que houve nos cinco primeiros anos dos governos FHC, Lula e Dilma. A reportagem revela que, após as eleições, sempre aumenta o temor do desemprego e inflação, mas o pior caso deste movimento é agora, no governo Dilma. Nele, 81% temem o aumento da inflação e 62% acham que haverá mais desemprego.

O Globo e a Folha de S.Paulo dedicam as manchetes a outros temas, mas registram os protestos na primeira página e em grandes matérias internas. “Protestos previstos em 20 estados e DF”, diz o Globo. “Oposição decide aderir em bloco aos atos contra a presidente”, diz a Folha. Nas manifestações de sexta-feira, em apoio ao governo, o Datafolha fez uma pesquisa e constatou que 63% dos ativistas pró-Dilma disseram que a presidente Dilma sabia da corrupção da Petrobras.

A manchete da Folha informa que a equipe econômica está desistindo do imposto sobre grandes fortunas e quer criar o imposto maior de herança e sobre doações entre familiares. “Governo recua de fortunas e propõe tributar herança”. O imposto sobre grandes fortunas não foi descartado, mas a Fazenda já comunicou ao Planalto dos estudos sobre herança e doações. Hoje se alguém fizer doação para filhos, por exemplo, paga imposto estadual, mas é isento no âmbito federal.

O Globo traz na manchete o aumento do patrimônio de todos os investigados pela operação Lava Jato. “Políticos investigados multiplicaram bens”. Segundo o jornal, declarações à Justiça Eleitoral mostram variação de até 22.000%. Em título no alto, o matutino carioca informa acima da manchete que “CPI pedirá quebra de sigilo de citados”. O senador Randolfe Rodrigues do PSOL informou que o objetivo é saber se eles declararam depósitos no exterior.

Outros destaques dos jornais: A dengue avança em São Paulo e já atinge 90% das cidades; A Operação Lava jato completa um ano e mira outras estatais; Neste 15 de março completa 30 anos da posse de um civil na presidência, que deveria ter sido Tancredo Neves; Alta do dólar piora expectativa de inflação; Venezuela já não pode ser considerada uma democracia.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.