Lula acorda e Instituto vira shadow cabinet da governabilidade

12/03/2015 08h31m. Atualizado em 13/03/2015 10h07m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

O panelaço do último domingo e as manifestações previstas para o próximo fizeram o ex-presidente Lula acordar e lutar para garantir a governabilidade de Dilma Rousseff.

Lula, que se irritou com o tom do pronunciamento do Dilma, inclusive criticando o intocável marqueteiro João Santana, saiu em campo e o primeiro resultado do jantar é a diminuição da influência de Mercadante na articulação política do Governo.

Desde então, Mercadante passou a ser fritado pelo PMDB que quer, pretende e está conseguindo o seu sonho: tutelar o Governo Dilma. Ou, no mínimo, fazer com que a presidente precise desesperadamente do partido.

O resultado disto tudo é uma coordenação política com a presença de vários partidos, como mostram os jornais desta quinta-feira (12).

Em Brasília já se comenta um fato inegável: o Instituto Lula acabou virando uma espécie de shadow cabinet da governabilidade.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.