Confusão política e briga na base do governo após o fim do sigilo da Lava Jato; Análise dos jornais deste domingo (8)

08/03/2015 10h16m. Atualizado em 09/03/2015 10h02m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Confusão política causada pelo fim do sigilo da operação Lava Jato torna quadro político e econômico imprevisível. As primeiras páginas dos jornas neste domingo (8) expõem a fratura na base do governo Dilma Rousseff agravada pelo escândalo.

O Estado de S.Paulo escolheu destacar parte da briga. “Cunha ataca Planalto; Teori não vê indício contra Dilma”. O mesmo fez a Folha de S.Paulo: “PMDB afirma que governo interferiu na investigação”. Já O Globo deu na manchete: “Documento reforça acusação de Yousseff contra Cunha”.

A crise entre a base aliada e o Palácio do Planalto aumenta, mas líderes dos partidos governistas pensam num grande acordo que possa salvar o que puder ser salvo.

Vai ser uma semana dura, com vários embates e declarações agressivas. PMDB vai jogar para fazer Dilma ficar acuada e ajudar a pressionar o Poder Judiciário.

A aprovação do ajuste fiscal como está proposto vai ficar difícil se o clima de beligerância continuar e o primeiro teste será o da correção da tabela do Imposto de Renda. A semana começa com um quadro que indica maior probabilidade de derrota do Governo nesta votação.

Curiosamente, alguns líderes começam a perceber que qualquer salvação possível passa pela adoção de medidas conservadoras. O clima de deterioração política não ajuda esta linha, porém.

Com a previsão de protestos nas ruas por todo o país, o dia 15 de março vai ser decisivo para a evolução do quadro político.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

1 Comentário para "Confusão política e briga na base do governo após o fim do sigilo da Lava Jato; Análise dos jornais deste domingo (8)"

  • sergio 16-03-2015 (4:07 am)

    Nunca a politica e a economia foram fáceis de entender , prá mim é a arte de enganar ,se virmos as comparações dos governos FHC E PT alguns analistas nos darão dados favoráveis a um e outros os mesmos dados a outros ,mas sabemos que os planos economicos só funcionam bem no ínicio ,como foi o cruzado e o real ,depois tudo começa a subir e corroer o poder de compra ,o que leva a um incentivo ao crédito e posteriormente a inadimplencia na maioria dos casos ,sim existe uma inflação que faz subir os preços a todo momento ,pequenos aumentos em quase tudo ,frutas ,legumes ,medicamentos ,serviços e uma gama grande de itens que só os menos abastados percebem no dia a dia ,o fato é que temos produtos como carros ,combustíveis ,transporte ,telecomunicações entre os mais caros do mundo e com pouca qualidade se compararmos a outros países ,temos baixos salários ,muita corrupção e serviços públicos ruins em geral ,então o que mudou no brasil de verdade ,além de programas sociais populistas? que qualidade de vida o povo pobre tem de fato ? portanto acho que tudo é tapeação de politicos e economistas com palavras difíceis e promessas que nunca se cumprem por não haver justiça social ,nem reforma política ,tributária e tantas outras necessárias para o bem estar mínimo do povo que paga meses de trabalho em impostos e só ve dificuldades em tudo ,tenho 54 anos e pouca coisa vi que realmente melhorasse esse país de forma abrangente ,por isso nossos indices são sempre de crescimento mediocre ,no mais tudo é elocubração.

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.