Youssef acusa José Dirceu de receber dinheiro para PT; Costa diz que recebia da Odebrecht. Manchetes dos jornais de sexta (13)

13/02/2015 06h46m. Atualizado em 14/02/2015 09h04m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

A Operação Lava Jato trouxe novas revelações que estão nos jornais desta sexta (13). “Doleiro acusa Dirceu de receber propina para PT”, diz o Globo. “Dirceu sabia da propina paga ao PT, afirma doleiro” é a manchete da Folha de S.Paulo. “Dirceu e Vaccari eram indicados para receber propina pelo PT; diz doleiro” é a manchete do Estado de S.Paulo. Todos trazem trechos das delações feitas por Alberto Youssef sobre a participação do ex-chefe da Casa Civil do governo Lula, que nega as acusações.

Youssef disse também que além de Dirceu, o ex-ministro Antonio Palloci era a ligação do PT com o lobista e operador de propina Julio Camargo. Segundo Youssef, há registros na contabilidade do dinheiro entregue a Dirceu que aparece com o apelido de “Bob”. Dirceu teria usado o jato Citation Excel de Julio Camargo. Já o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou que recebeu US$ 31,5 milhões de depósitos no exterior feitos pela empreiteira “Odebrecht” a título de “política de bom relacionamento”. A empreiteira nega.

O Juiz Sérgio Moro explicou porque divulgou o novo trecho dos depoimentos. “Não cabe ao Judiciário ser o guardião de segredos sombrios”.

Outros destaques dos jornais: Corte da Itália aprova extradição de Pizzolato. TCU vai avaliar a proposta de responsabilizar o conselho de administração, e portanto a presidente Dilma, que na época era presidente do colegiado, pela compra da Refinaria de Pasadena. ANP investiga Petrobras e governo culpa BW por acidente na plataforma. O Crea do Espírito Santo informou que a plataforma onde ocorreu a explosão não tinha registro no Estado. Anderson Silva é pego em outro doping.

O Valor Econômico traz na manchete a boa notícia de que o Sul do país está com chuvas regulares e temperaturas amenas e por isso está colhendo grande quantidade de grãos neste ano. “Clima faz Sul se destacar na produção de grãos”.

Com destaque, foto no alto da página, os jornais celebram a vida da artista Tomie Ohtake que morreu na quinta-feira, aos 101 anos de idade. Nascida em Kyoto, no Japão, escolheu o Brasil como seu país e aqui viveu e encantou com sua arte colorida, seus quadros e esculturas. Um dos seus filhos definiu assim a alegria que ela sempre demonstrou. “Ela gostou de viver”.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.