Maravilhas de Brasília: Átrio dos Vitrais, na sede da Caixa; Por Clara Favilla

31/01/2015 08h18m. Atualizado em 02/02/2015 08h08m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Tenho paixão por vitrais e é uma paixão antiga, nascida do meu encantamento pela Igreja Matriz de Ouro Fino, sul de Minas Gerais, minha cidade natal. Os vitrais vieram da Casa Conrado, de São Paulo, de onde também saíram os que reluzem no Mercado Municipal e na Catedral da Sé da capital paulista e de outras 300 igrejas brasileiras.

A luz faz nossa alma cantar. E a luz que transpassa vidros coloridos tem o poder de uma orquestra sinfônica em nossos corações: eleva-nos, transporta-nos para outras planos da existência. Maravilhados, ganhamos asas e viajamos rumo ao infinito.

Em Brasília, temos maravilhosos vitrais. Os da Catedral, de Marianne Peretti, peixes que nadam na cúpula de vidro. Os do Santuário Dom Bosco. São 2.200 metros quadrados de vitrais projetados pelo arquiteto Cláudio Naves e fabricados pelo artista belga Hubert Van Doorne, em São Paulo.

Mas apaixonados por essa arte, não devemos nos esquecer dos 24 imensos vitrais do átrio da sede da CAIXA, no Setor Bancário Sul de Brasília. O tema ufanista não os torna menos belos. Representam o Brasil Federativo. O único estado não representado é Tocantins porque não existia, quando da inauguração do edifício.

Clara Favilla

Clara Favilla

A visita ao Átrio de Vitrais da CAIXA é bem confortável. Não é preciso passar por seguranças, nem se identificar. É um espaço aberto ao público e tem inclusive sofás para quem quiser ali se inundar de luz multicolorida. Foram criados pelo artista Lorenz Heilmair, nascido em Munique, Alemanha e criado no Brasil. O mesmo que projetou os vitrais da catedral de Joinville (SC) e da Basílica de Aparecida do Norte (SP).

Clara Favilla

Clara Favilla é jornalista. "Mais do que conhecer novos lugares, amo retornar. Reportariar é meu ofício. Vivo viajando, até pela quadra onde moro, em Brasília. Escreverei sobre viagens aqui. Serão impressões pessoais,mais do que guias. Espero que gostem, deem retorno e sugestões."

1 Comentário para "Maravilhas de Brasília: Átrio dos Vitrais, na sede da Caixa; Por Clara Favilla"

  • Jussara Favilla 01-02-2015 (9:45 pm)

    Ninguém melhor que você para escrever sobre esses assuntos . Parabéns,adorei.

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.