Petrobras banca defesa de ex-diretor preso suspeito de desviar dinheiro da estatal

15/01/2015 17h34m. Atualizado em 15/01/2015 17h34m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Preso preventivamente na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, acusado de ter participado do esquema que envolve desvios bilionários da Petrobras, tem as despesas advocatícias pagas pela… Petrobras.
Nestor Cerveró é cliente do escritório Edson Ribeiro Consultoria e Advocacia criminal, cuja missão, de acordo com o site da empresa, é a excelência no atendimento de seus clientes. O Escritório é “composto por uma equipe de advogados experientes e qualificados, o que permite a elaboração das melhores soluções jurídicas com criatividade, inovação, inteligência, segurança e responsabilidade”. No caso de Cerveró, talvez a criatividade possa mesmo fazer a diferença.
Por exemplo: Nestor Cerveró é proprietário de quatro propriedades no Rio de Janeiro. Dois em Ipanema, um no Humaitá e outro em Petrópolis, mas até poucos meses vivia na prestigiada Vieira Souto, cujo proprietário era uma off-shore representada por um ex-funcionário seu. Ele se mudou logo após a Lava Jato, alegando que o aluguel, de R$ 8 mil, estava caro.
Durante a acareação entre Nestor Cerveró e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto da Costa, no dia dois 2 de dezembro de 2014, na CPI Mista do Congresso, foi o próprio Cerveró quem admitiu que as despesas de seu advogado estavam sendo pagas pela Petrobras. Confira a taquigrafia do diálogo entre o deputado Enio Bacci (PDT-RS), Nestor Cerveró e Paulo Roberto da Costa:

O SR. ENIO BACCI (PDT – RS) – A sua defesa está sendo paga pela Petrobras?
O SR. NESTOR CERVERÓ – A minha defesa está sendo paga pelo seguro… É uma forma indireta.
O SR. ENIO BACCI (PDT – RS) – Não, mas é… Tudo bem.
O SR. NESTOR CERVERÓ – A Petrobras tem…
O SR. ENIO BACCI (PDT – RS) – A verdade, só a verdade.
O SR. NESTOR CERVERÓ – A verdade. Existe uma figura chamada – é um modelo americano – D&O, seguro que cobre atos de gestão de diretores e conselheiros. Esse seguro a Petrobras sempre pagou e cobre toda atividade de defesa vinculada à gestão desses diretores ou conselheiros.
O SR. ENIO BACCI (PDT – RS) – Consequentemente, a defesa do Paulo Roberto também foi paga por esse sistema? Ao menos na fase inicial?
O SR. NESTOR CERVERÓ – Eu não posso…
O SR. ENIO BACCI (PDT – RS) – O senhor disse que era a todos.
————————-
O SR. PAULO ROBERTO COSTA – Só para esclarecer: a defesa do Paulo Roberto Costa a Petrobras não pagou um
centavo. A defesa do Paulo Roberto Costa quem está está pagando, com muito sacrifício, é Paulo Roberto Costa.

Nestor Cerveró responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro nas investigações da operação Lava-Jato. É suspeito de ter se beneficiado no superfaturamento da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.
Acaba de ser preso por suspeita de ter cometido os crimes de evasão de divisas e ocultação de bens. O MPF justifica a prisão porque “há fortes indícios de que Cerveró continua a praticar crimes”.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

14 Comentários para "Petrobras banca defesa de ex-diretor preso suspeito de desviar dinheiro da estatal"

  • Egnard Gonzaga de Aragão Ferreira 16-01-2015 (1:34 pm)

    Por que a Petrobras paga a defesa desse cidadão, alguém pode explicar?

  • Jonathan 17-01-2015 (12:33 am)

    Porque possivelmente quem está por trás do pagamento são pessoas ligadas ao Nestor Cerveró e que também tem medo de ele abrir o bico e denunciar mais gente envolvida, são funcionários ou ex-funcionários da Petrobrás e do partido ao qual o colocou na Petrobrás (PT). Pelo menos é o que acho

  • Gesy de Luna Freire Sales 17-01-2015 (3:06 am)

    Realmente meu amigo Luiz Blanc Bertrand, estamos PHUDIDOS; é com ph de pharmácia mesmo, a seco.

  • Alenildo 17-01-2015 (9:05 am)

    Creio que sejam casos raríssimos no mundo ou talvez único onde a VÍTIMA paga a defesa
    do RÉU. VCS LEMBRAM?….”EU SÓ QUERIA ENTENDER”

  • marcelina 17-01-2015 (2:19 pm)

    Agora faço uma pergunta aos que votaram para esse governo continuar administrando o brasil, eles concordam com isso? E para isso que vocês votaram no PT e continuam a defender esse governo que mesmo com todo esse escândalo continuam a dizer que nada sabia e quando sabe defende com o dinheiro publico.

  • ROGÉRIO BATISTA 18-01-2015 (10:36 am)

    A defesa desse bandido está sendo paga pelo Bandido Mor LULADRÃO.

  • gilberto 18-01-2015 (1:46 pm)

    porque o olho dele é na bochecha????!!!!!

  • ismael donizete leiroz 18-01-2015 (2:56 pm)

    fico estarrecido quando alguém chama esses camarada bandido de sr; eles não são patriota nem cidadão, são bandido corruptos assassino de crianças adulto e idosos.
    pergunto oque fazer com esses lixos?

  • ismael donizete leiroz 18-01-2015 (3:07 pm)

    eu quero acreditar que a eleição para presidente, da republica do brasil foi uma fraude, não e possível, que um ser inteligente tenha votado nos candidatos do pt e do pmdb.

  • Wilma 19-01-2015 (2:00 pm)

    Porque não temos um presidente como a Indonésia tem: ladrão, bandido, corrupto………….PENA de MORTE

  • WLADIMIR 19-01-2015 (4:17 pm)

    O seguro pagar a defesa de um funcionario em uma demanda contra a empresa tudo certo ,mas pagar para um individuo que está sendo acusado de desvio da mesma ;; só aqui mesmo.

  • Neuza Maria Spínola 19-01-2015 (9:11 pm)

    Todo funcionário que pratica ato ilícito contra a empresa é mandado embora por justa causa. Este aí vai ter os advogados pagos pela própria empresa que ele lesou? O que é isto? Continuando a roubalheira? Isto precisa ter um fim.

  • Rosana 21-01-2015 (1:09 am)

    Vamos pra rua protestar, pessoal…tá passando da hora!!

  • Everton lino 22-01-2015 (8:30 pm)

    Infelizmente a justiça brasileira aceita tal coisa este homem deveria devolver o que roubou e o dinheiro ser aplicado em saúde e educação

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.