Levy anuncia aumento de impostos e defende ajuste nas contas públicas: destaque dos jornais nesta terça (6)

06/01/2015 06h36m. Atualizado em 06/01/2015 18h14m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

A posse de Joaquim Levy no Ministério da Fazenda foi o principal destaque de todos os jornais, mas com enfoques diferentes nesta terça-feira (6). “Levy anuncia reequilíbrio fiscal e ajuste nos impostos” diz o Globo. O jornal avalia em títulos menores que “Núcleo da Fazenda era ligada a Palocci” e que o “Ministro elogia austeridade pré-Real”. “Levy diz que ajuste já começou e cogita mexer tributos”, publica o Estado de S.Paulo. “Levy critica gestão econômica e acena com alta de tributos”, afirma a Folha de S.Paulo.Já o Valor Econômico escreve assim: “Levy assume prevê o fim do patrimonialismo”.
Levy fez tudo isso em seu discurso: avisou que pode aumentar impostos, falou muito em equilíbrio fiscal, fez críticas indiretas a gestão anterior da Fazenda, como à politica de redução de impostos apenas para alguns setores escolhidos. Ao fazer a crítica ao patrimonialismo ele teve cuidado de citar o grande jurista Raimundo Faoro, que, em sua obra “Os donos do poder”, critica a apropriação por alguns dos bens que são de todo o povo. “É a pior forma de privatização”. O discurso inteiro está na página do Ministério da Fazenda. Outros fatos em destaque são: a bolsa continuou despencando e em dois dias úteis do ano as ações da Petrobras acumulam queda de 14%. As razões são as novas denúncias envolvendo a estatal e o preço do petróleo que chegou a um nível inacreditável, US$ 50. Isso dificulta investimentos no Pré-sal. O governo anunciou o primeiro rombo na balança comercial em 14 anos. Em 2014, houve déficit comercial de quase US$ 4 bilhões. Nos estados, 14 governadores anunciaram cortes no orçamento.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

1 Comentário para "Levy anuncia aumento de impostos e defende ajuste nas contas públicas: destaque dos jornais nesta terça (6)"

  • ademir 06-01-2015 (7:15 pm)

    Para entender:
    Reequilíbrio fiscal= O povo vai pagar a conta
    Ajuste nos impostos= O povo vai pagar a conta.
    Simples assim.

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.