Petrobras está na lista das 20 maiores poluidoras do mundo

27/12/2014 12h32m. Atualizado em 28/12/2014 10h25m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

A maré não está para a Petrobras. Além de todas as más notícias sobre corrupção, agora vem o ranking das empresas que mais produzem poluição do mundo e lá está a nossa estatal de petróleo entre as 20 mais.
É bem verdade que há uma boa notícia. Ela é a última do ranking das 20 empresas de diversos ramos como petróleo, energia e siderurgia, que mais emitem gases de efeito estufa.
O ranking foi feito pela Thomson Reuters. As duas empresas mais sujas são as chinesas de petróleo. A propósito: elas são sócias da Petrobras na exploração do campo de Libra no pré-sal. Mas têm participações pequenas. Elas são inacreditavelmente sujonas. A Petrochina emitiu, em 2013, 310 milhões de toneladas de CO2 equivalente. A medida da poluição é assim: mesmo quando emitem outros gases o cálculo é feito no que a emissão equivale em CO2, que é o gás de efeito estufa mais conhecido. A Petrobras emitiu 73,4 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Segundo a empresa brasileira, a emissão subiu pelo uso das térmicas. Em 2014 houve mais uso das térmicas, o que significa que a empresa deve continuar nessa lista das 20 mais sujas.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.