A maré não está para a Petrobras. Além de todas as más notícias sobre corrupção, agora vem o ranking das empresas que mais produzem poluição do mundo e lá está a nossa estatal de petróleo entre as 20 mais.
É bem verdade que há uma boa notícia. Ela é a última do ranking das 20 empresas de diversos ramos como petróleo, energia e siderurgia, que mais emitem gases de efeito estufa.
O ranking foi feito pela Thomson Reuters. As duas empresas mais sujas são as chinesas de petróleo. A propósito: elas são sócias da Petrobras na exploração do campo de Libra no pré-sal. Mas têm participações pequenas. Elas são inacreditavelmente sujonas. A Petrochina emitiu, em 2013, 310 milhões de toneladas de CO2 equivalente. A medida da poluição é assim: mesmo quando emitem outros gases o cálculo é feito no que a emissão equivale em CO2, que é o gás de efeito estufa mais conhecido. A Petrobras emitiu 73,4 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Segundo a empresa brasileira, a emissão subiu pelo uso das térmicas. Em 2014 houve mais uso das térmicas, o que significa que a empresa deve continuar nessa lista das 20 mais sujas.