Família usa 1,5 milhão de leds para iluminar Natal

26/12/2014 07h37m. Atualizado em 27/12/2014 09h08m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Quantas luzes você precisa para um sonho iluminado de Natal virar realidade? Nós não sabemos o número exato, mas um milhão e meio, provavelmente, resolva a questão.

Na pequena cidade de Cazma, na Croácia, algumas milhares de luzes de Natal fizeram uma casa se destacar de todas as outras. De acordo com o site de notícia Mashable, o engenheiro aposentado Zlatko Salaj quis ter  a certeza que sua família ia ter a atmosfera mais natalina possível: adornou sua propriedade de 19 hectares com 1,5 milhão de leds de luzes.

O incrível número para um terreno de apenas 14 campos de futebol tornou o local em um pequeno espetáculo, ainda mais acentuado pela falta de iluminação. Localizada a poucos quilômetros a leste de Cazma, o pequeno sítio da família Salaj está situado em uma área bastante monótona.

O Mashable destaca — e as fotos não negam — que a cena é impressionante, como se alguém tivesse arrancado a iluminada Times Square, em Nova York, e colocado numa área rural e isolada da Croácia.

Sentado atrás de uma mesa em sua modesta casa de hóspedes, com um largo sorriso no rosto, Salaj revelou como seu hobby se transformou nas imagens que estão se espalhando pela internet.

Site Mashable

Site Mashable

Para acomodar o número exagerado de luzes, Salaj e seus familiares colocaram lâmpadas em basicamente tudo que podiam no terreno. Além da própria casa, obviamente, árvores, arbustos, uma ponte que cruza um riacho, os caminhos sinuosos que rodeiam um pequeno lago e até um celeiro foram enfeitados (foto acima).

“Comecei em 2001, com 70 mil luzes, e fui aumentando. Eu já trabalhei no exterior e, após me aposentar, quis dar o melhor Natal à minha família. Com o tempo, as pessoas da aldeia começaram a aparecer. Agora, é uma enorme quantidade de trabalho. Mas eu não posso simplesmente parar e dizer que não haverá luzes no natal da família Salaj este ano”, explicou.

Para quem gosta de Natal, a imagem nos faz pensar o quanto de esforço, trabalho duro e… como a conta de energia elétrica de Salaj deve estar alta. Se fosse no Brasil, com o aumento de luz de mais de 20% neste ano, talvez ele mudasse de ideia.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.