Foto mostra que bastão de selfie pode existir desde 1926

26/12/2014 07h39m. Atualizado em 01/01/2015 17h50m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Usado por milhões de pessoas em todo o mundo, o bastão de selfie foi eleito pela revista “Time” como uma das maiores invenções de 2014. A moda dos autorretratos contagiou as redes sociais e lançou marcas famosas como a GoPro, câmera que incentiva seus usuários a fazerem imagens impressionantes em ação, com a ajuda de um bastão que aumenta a amplitude da lente.

Apesar do sucesso atual, parece que o equipamento não é tão novo assim. Nesta semana, o jornal Daily Mail divulgou imagem tirada em 1926, mostrando que o famoso bastão de selfie é mais antigo do que se imagina.

Na foto, um casal aparece tirando um selfie com um equipamento que lembra muito os atuais bastões. A fotografia foi resgatada por Alan Cleaver, neto dos personagens que aparecem na imagem. Em entrevista ao Daily Mail, ele explicou que seu avô não costumava tirar muitas fotos, mas ao se casar, em 1920, começou a fazer muitas fotografias. “Nós temos alguns álbuns de fotos daquela época e a maioria é bem entediante, mas então encontramos esta na parte de trás. Ele obviamente estava tentando algo novo”, comentou.

Na época em que a foto foi tirada, há quase 90 anos, o botão de disparo das câmeras fotográficas ficava na lateral do aparelho, o que torna ainda mais curioso o uso do bastão pelo avô de Alan Cleaver. “Eu não tenho ideia de como ele usou isso. Vários especialistas em fotografia discutiram sobre o que ele estaria fazendo. Ele provavelmente estava usando o bastão para segurar a câmera na posição”, disse Cleaver.

Pelo visto, o bastão que foi vendido como uma grande inovação já foi usado há muito tempo por um homem que, sem querer, antecipou uma das maiores febres das redes sociais de todos os tempos.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

1 Comentário para "Foto mostra que bastão de selfie pode existir desde 1926"

  • luis angel 30-12-2014 (11:18 am)

    Meu pai, já nos anos 50/60, era fã das Rolleiflex com disparador automático e, usando um tripé, preparava a foto, e aparecia em todas as fotos. .

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.