Para perder barriga, musculação é mais eficaz que corrida, diz Harvard

23/12/2014 17h48m. Atualizado em 25/12/2014 11h34m

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Em poucos dias, gordurinhas extras na barriga já vão refletir o excesso na alimentação nas festas de fim de ano. É sempre assim. Uma vez que não vamos mesmo abrir mão dos panetones e das rabanadas, o que fazer depois? Pesquisadores da Harvard School Public Health chegaram a conclusão que, para perder medidas, treinamento com peso é mais eficaz que o aeróbico.
O estudo monitorou a atividade de dez mil homens com mais de quarenta anos durante um período de doze anos. Os homens que passaram por uma atividade de musculação extra por vinte minutos diários ganharam menos peso abdominal do que os homens que gastaram os mesmos vinte minutos em atividades aeróbicas, como corrida e ciclismo. Mas, aqueles que combinaram aeróbico com musculação, chegaram aos melhores resultados.
Para o professor Frank Hu, o ponto mais revelante do estudo é a descoberta que, entre a musculação e o aeróbico, a musculação é a mais importante. “Este estudo destaca a importância do treinamento com peso na redução da obesidade abdominal, especialmente entre os idosos. Para manter um corpo saudável, é fundamental incorporar a musculação nos exercícios aeróbicos”, concluiu.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

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