“Avisei Graça pessoalmente”, diz Venina ao Fantástico. Destaque dos jornais nesta segunda (22)

22/12/2014 08h28m. Atualizado em 23/12/2014 08h09m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

A ex-gerente da Petrobras Venina Velosa da Fonseca concedeu uma entrevista ao Fantástico na qual diz que falou diretamente sobre a existência de corrupção na estatal com a atual presidente, Graça Foster, quando ela era diretora de Gás e Energia, em 2008. A informação contradiz o que a Petrobras tem defendido.
Venina disse que se Graça não entendeu os e-mails poderia ter perguntado. “Éramos próximas”. Esta entrevista é a manchete do Estado de S.Paulo. “Petrobras: gerente diz ter alertado Graça pessoalmente”.
O assunto é tratado com destaque no Globo, logo abaixo da manchete. Está também na primeira página da Folha, que traz a informação de que um e-mail apócrifo circulou entre as chefias da Petrobras em 2008 alertando para a existência de um cartel.
A entrevista ao fantástico é a confirmação de importante reportagem do jornal Valor Econômico do dia 12 de dezembro. O matutino revelou a existência de documentos internos da Petrobras mostrando que a geóloga alertou a presidente da estatal Graça Foster sobre os desvios na diretoria de Abastecimento.
O Globo traz como manchete nova consequência econômica da corrupção na Petrobras. “Emissão de títulos no exterior despenca.” As captações de empresas brasileiras no exterior caíram 77% no segundo semestre. Para analistas ouvidas pelo jornal, o caso de corrupção prejudica todas as empresas brasileiras.
A Folha de S.Paulo traz na manchete uma entrevista com o candidato derrotado à presidência, Aécio Neves, em que ele diz que “Maior resistência contra Levy virá de aliados”. Aécio disse que ficará contra o aumento de impostos, e que Levy é um “corpo estranho” no governo. Diz ainda que perdeu a eleição mas não a luta política.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

1 Comentário para "“Avisei Graça pessoalmente”, diz Venina ao Fantástico. Destaque dos jornais nesta segunda (22)"

  • Claudino Tessari 22-12-2014 (11:37 am)

    Eu tenho a absoluta certeza que nem a Graça e nem todos os envolvidos “entenderam ” até agora os e mails enviados.

    Mas também já entendi que a PresidANTA disse que vai apurar tudinho NEM QUE DEMORE CEM ANOS!!!

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.