Estado publica lista de 28 políticos denunciados por Paulo Roberto Costa; Nos jornais desta sexta (19)

19/12/2014 07h50m. Atualizado em 20/12/2014 08h09m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

O Estado de S.Paulo publicou com exclusividade a lista dos 28 políticos que teriam recebido propina, segundo o depoimento da delação premiada de Paulo Roberto Costa.
A lista tem o ex-ministro Antonio Palocci que, em 2010, teria recebido R$ 2 milhões para a campanha da presidente Dilma e Gleisi Hoffman, que até recentemente ministra da Casa Civil.
Tem os atuais presidentes da Câmara e do Senado, Henrique Eduardo Alves e Renan Calheiros, e o ministro das Minas e Energia Edson Lobão.
Inclui dois mortos: o tucano Sérgio Guerra e o ex-candidato à presidência pelo PSB Eduardo Campos. Dos 28, 26 são do PP, PT e PMDB.
O título do Estado nesta sexta-feira (19) é: “Lista de delator da Petrobras tem Palocci e outros 27 políticos”. No Globo, a coluna de Merval Pereira diz que o ministro Teori Zavascki vai homologar hoje a delação premiada de Paulo Roberto Costa e afirma que “pode surpreender mandando a imediata abertura de inquérito contra os parlamentares envolvidos no escândalo de corrupção”.
A manchete do Globo é: “Na diplomação, Dilma diz que vai renovar Petrobras”, falando do discurso em que, agora, ela propõe um pacto contra a corrupção.
Os jornais dão sequência – suítes como dizem os jornalistas – ao noticiário sobre Cuba. Segundo o Estado, a União Europeia acelera diálogo com Cuba. O Globo diz que reaproximação pode isolar Venezuela. A Folha de S.Paulo afirma que o acordo divide os cubanos. O Valor traz matéria do Financial Times dizendo que os cubanos estão eufóricos.
A Folha dá a seguinte manchete: “Alckmin mira ‘gastão’ com taxa extra na conta de luz”. Trata da decisão do governo de São Paulo de aumentar a tarifa para quem gasta acima da média. Esta era uma medida aconselhada por várias especialistas como forma de redução do consumo.
O Valor Econômico conta que metade do déficit de todo o setor dos fundos de aposentadoria vem das perdas nos fundos de pensão das estatais. “Estatais provocam 50% do déficit dos fundos de pensão”. Juntos, as entidades que pagam a aposentadoria dos funcionários da Petrobras, Caixa, Correios e BNDES têm R$ 14,6 bilhões de déficit. O Valor diz que o executivo Rodolfo Landim, ex-Petrobras e ex-OGX, e que depois acionou Eike Batista na Justiça, pode substituir Graça Foster.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

1 Comentário para "Estado publica lista de 28 políticos denunciados por Paulo Roberto Costa; Nos jornais desta sexta (19)"

  • João Batista Boaes 19-12-2014 (11:35 pm)

    Em 1999, quando eu cursava Bacharel em Teologia, na minha turma tinha um Coronel BM, e este me contou que certa vez, juntamente com outros Oficiais brasileiro, fizeram intercâmbio com outros Oficiais de um outro país e eles lhes falaram que o BRASIL tinha tudo para ser um país de primeiro mundo, só faltava homem de vergonha na cara para comandar o PAÍS. Hoje não tenho mais dúvida disso; diante de tantos escândalos, tantos desvios, tanta roubalheira e o país não confisca nada que eles adquiriram de maneira ilegal, brincam de responder processos que terminam em pizza e continuam RICOS, rindo de nós que arcamos com uma carga tributária pesadíssima e as CADEIAS estão cheias de presos que roubaram: uma galinha, um pacote de biscoito ou um pacote de açúcar………. mas os que roubam milhões estão soltos e os juízes aceitam suas explicações mais fajutas, nunca sabem de nada, santos….. É BRINCADEIRA.

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.