Romã, que fruta linda!!!! E antioxidante, mineralizante, refrescante… Por Graça Seligman

17/12/2014 08h18m. Atualizado em 17/12/2014 19h26m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Romã , que fruta linda!!!! Que abundância de sementes! Que forma e cor deslumbrantes, rica em vitaminas das mais variadas, A, B, antioxidante, mineralizante, refrescante. Tem origem há milhares de anos na Ásia e está relacionada popularmente a sorte e ao amor e ainda traz dinheiro . Um espanto!!!

Na cultura judaica é símbolo de fertilidade e é citada na Torá, o livro sagrado milenar dos judeus. Um versinho judaico que peguei do Google diz assim: “O aroma da romãzeira está em toda a parte, é transportado pelo vento do Mar Morto a Jericó…”

Essa foto foi clicada no primeiro apartamento que morei na Rua Melo Alves, em São Paulo e, embora tenha um significado de felicidade , naquele momento eu estava triste pois minha mãe estava doente e nos despedimos dela pouco tempo depois. Mas mãe é amor e esta foi a relação que fiz do Romã com minha querida mãe Leonilda.

Graça Seligman

Graça Seligman é fotógrafa e realizou exposições em diversos países como Brasil, Roma, República Tcheca, Espanha, EUA, Cuba, França e Guatemala. Estudou fotografia em NY. Foi diretora do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e trabalhou em diversos jornais.

3 Comentários para "Romã, que fruta linda!!!! E antioxidante, mineralizante, refrescante... Por Graça Seligman"

  • Clara Favilla
    Clara Favilla 17-12-2014 (10:51 am)

    Romãs significam fartura. Passarinhos adoram comê-los. E segunda a lenda, contada pela minha avó Ina, quem plantar um pé de romã, perto da cozinha ou sala de jantar, nunca passará necessidades. Linda foto, lindo texto.

  • Rejane Knijnik 19-12-2014 (9:08 pm)

    Graça, fecho os olhos e sinto ainda o gosto delas, da infância , das muitas romãs que colhíamos de um pé muito farto que tinha no pátio na casa da vó Catharina , cortávamos ao meio e comíamos de colherzinha.Voltei no tempo……..

  • Maria José Brito 20-12-2014 (9:52 pm)

    Além de representar fartura a romã e um ótimo remédio para afecções na garganta. A romã tem flores lindíssimase também serviu como decoração dos pórtricos do templo do Senhor, feito pelo rei Salomão. Parabéns pela linda fotografia.

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.