Lula depõe na Polícia Federal sobre Mensalão; Investigação será arquivada

15/12/2014 13h47m. Atualizado em 16/12/2014 08h29m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva prestou depoimento na sede da Polícia Federal em Brasília na última terça-feira (9). Lula depôs sobre o inquérito 12/2014, baseado em depoimentos feitos em 2012 pelo publicitário Marcos Valério de Souza, condenado como operador do Mensalão.
Desde o início do ano, há quase doze meses, a Polícia Federal tentava ouvir Lula. O inquérito investigava denúncia de Marcos Valério ao Ministério Público de que o ex-presidente “deu um ok” para empréstimos bancários ao PT destinados ao Mensalão e até teria intermediado um repasse de 7 milhões de reais feito por uma subsidiária da Portugal Telecom.
Valério disse que só daria mais informações sobre o caso, incluindo provas, se o ministério Público o beneficiasse em outros inquéritos criminais abertos contra ele, o que, obviamente, não foi aceito.
O processo do mensalão estava quase finalizado quando ele sinalizou com as novas informações e não havia espaço para recomeçar as investigações.
A este blogueiro e ao jornalista Felipe Seligman, em entrevista exclusiva à época, o então procurador-geral Roberto Gurgel disse que Valério queria “melar” julgamento do mensalão.
Valério cumpre hoje uma pena de 37 anos de prisão após ser condenado por corrupção ativa, formação de quadrilha, Lavagem de dinheiro, evasão de divisas e peculato.
Em 25 de setembro deste ano, ao ser questionado por jornalistas se iria prestar depoimento à Polícia Federal, Lula foi irônico: “Quando eu for convidado, meu amor. Não recebi nada”.
O blog apurou que o ex-presidente depôs e negou que as informações de Valério sejam verdadeiras. Ou seja, repetiu que “não sabia de nada”. A demora de ir ao depoimento, segundo o blog apurou, foi para evitar que o caso fosse usado politicamente durante as Eleições de 2014. O acerto da ida após as eleições foi feito por seu então advogado Márcio Thomaz Bastos, falecido no mês passado.
Com o depoimento tomado, e sem mais detalhes de Valério, um investigador envolvido com o caso confirmou ao blog que o inquérito será arquivado nos próximos dias.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

9 Comentários para "Lula depõe na Polícia Federal sobre Mensalão; Investigação será arquivada"

  • Antonio Mauro Pires 15-12-2014 (4:40 pm)

    O mensalão além de encher o bolso da ¨tchurma¨do PT, comprou apoio no congresso para a Presidência da República cujo Presidente era era……… será que a Policia e o MP não conseguiram enxergar nas 47.000 páginas do processo do mensalão É como se um ladrão de galinha fosse pego comendo uma galinha,sua casa cheia de penas brancas o galinheiro do vizinho com sangue e penas brancas, como não foi pego em flagrante arquiva-se o processo!??!

    • Leonesildo Berte 18-12-2014 (1:02 pm)

      Fosse um cidadão comum estaria trancafiado na grade! como é um gato velho e multi milionario ´e inteligente! não vai pra cadeia! de mim roubaram mais de 300.000,00 por não cumprirem um contrato de instalação de tanques cujo contrato estava claro , bombas e tanques por conta da BR distribuidora. como vendi o posto por aperto de doença avc. deixei de pagar o INSS
      fui multado e já paguei 101 parcelas faltam apenas 10 , Já meu capital de giro foi pro saco da BR, e eu acusado de querer enricar ilicitamente. o chamado inriquecimento ilicito. e esses gatos o que são!

  • jose manoel 16-12-2014 (4:46 pm)

    Eu e todos já sabia, c omo conseguir apoio de outros partidos? só comprando, ok sr. Mas quem vai negociar? Jose Dirceu( ministro da casa civil) Sala ao lado da de Lula. Toda decisão do planalto teria ou tem que ter a chancela do Presidente(a) ninguém faz nada sem ordem do chefe, um exemplo e a Petrobrás, tem um mandante sim, Costa era um funcionário de carreira, eu garanto pra vocês..Uma andorinha só não faz verão, como o PT é ávido por dinheiro criaram um cartel entre as construtoras para retirar dinheiro da Petrobrás apenas da Petrobrás que é o chamado por fora tipo comissão pra quem? 3 partidos, as empreiteiras não perderam nenhum centavo, quem perdeu foi a Petrobrás, O Juiz Sergio Moro deveria é bloquear todos os bens de quem participou da maracutaia, tem políticos, tem empreiteiras. Não basta apenas processar e mandar pra cadeia porque em 6 meses estarão todos soltos, e doidos pra roubarem de novo, podem ate nem irem presos, mas os bens deles tem que deixar a disposição da Petrobrás, é Patrimônio da Petrobrás e fim de conversa

  • Marta Maria Monteiro 16-12-2014 (8:07 pm)

    Brasileiros e humanos chega de falar temos que agir
    Senao
    Tudo
    Continua igual. Existe um gozo na fala e que precisa cifrar para ” fazer”

  • Maria Ligia Minin de Lins 17-12-2014 (12:06 am)

    PTRALHAS ROUBAM DESCARADAMENTE E COM APOIO TOTAL

  • Rogerio Sampaio 17-12-2014 (12:08 pm)

    Em casos como esse, a exemplo do que aconteceu com a condenação dos mensaleiros, só o extremo constrangimento e o desmoronamento dos pés de barro já lavam um pouco a alma da nação ofendida. A parte boa, pelo menos.

  • Arivaldo 17-12-2014 (6:48 pm)

    1º o que?…2ºO que…3 º O que que é isso? Tão querendo gozar na cara de todos os Brasileiros… estamos nos tornando um povo que só tem lei para as ELITES POLÍTICAS… e principalmente para quem sabe o cadáver que o adversário tem no armário… enfim só se respeita BANDIDO PERIGOSO… e falando nisso o que será que faleceu o advogado Bastos? CADE a lei da isonomia? …aquela que se defendia dizendo que todos deveriam ter condições de comer carninha!…porque ela não serve na hora dos depoimentos também?… estamos com vergonha de ser Brasileiro.

  • flavio 18-12-2014 (5:41 pm)

    Então advogado, já falecido? Não seria o caso de creditar a um centro espírita as audiências pertinentes ao caso?

  • Francisco Nogueira 21-12-2014 (4:07 am)

    Marcos Valério, esse “boi-de-piranha” do mensalão, demorou muito tempo pra urrar. Quando quis fazer isso, já estava comido até o rabo. E esse “urro” retardado, terminou por beneficiar o chefe da boiada que agora usufrui das benesses endinheiradas da Friboi, onde seu filhote garrote (até pouco tempo tratador de animais em zoológico) é um dos principais acionistas, graças a significativa ajuda do seu papai ex-presidente da República das bananas.

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.