Funcionária avisou cúpula da Petrobras sobre desvios, aponta Valor

12/12/2014 08h51m. Atualizado em 13/12/2014 08h35m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

O Valor Econômico traz uma importante e decisiva novidade sobre o maior escândalo da história do país, o caso de corrupção na Petrobras. Reportagem do competente jornalista Juliano Basile revela que documentos internos da Petrobras, obtidos por ele, mostram que a geóloga Venina Velosa da Fonseca alertou a presidente da estatal Graça Foster sobre os desvios na diretoria de Abastecimento.
É a manchete do jornal desta sexta-feira (12): “Gerente da Petrobras diz ter alertado Graça sobre o assunto”. A funcionária teria cópias de e-mails e outros documentos protocolados na estatal mostrando que alertou seus superiores de que havia desvios milionários.
Venina, explica a matéria, foi afastada da Petrobras — mesmo sem ter sido acusada pelo Ministério Público Federal. Na próxima semana ela será ouvida pelos procuradores do caso.
No final de 2011, Venina escreveu para Graça Foster: “Do imenso orgulho que eu tinha pela minha empresa passei a sentir vergonha”.
Nos emails, a geóloga conta que “desde 2008 [a sua] vida se tornou um inferno [ao se deparar] com um esquema inicial de desvio de dinheiro, no âmbito da Comunicação do Abastecimento”. “Ao lutar contra isso, fui ameaçada e assediada. Até arma na minha cabeça e ameaça às minhas filhas eu tive.” A geóloga não detalhou o que aconteceu, mas, segundo ela, teve uma arma apontada para ela no bairro do Catete, além da recomendação de que ficasse quieta.
Segundo o Valor, em certa ocasião, após ouvir as denúncias de Venina, Paulo Roberto Costa, o então diretor de abastecimento que agora fez delação premiada, teria apontado para o retrato do ex-presidente Lula e indagado se ela queria “derrubar todo o mundo”.
Se confirmada as acusações, a reportagem tem potencial para aumentar a crise dentro da estatal e causar demissões nos próximos dias.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

8 Comentários para "Funcionária avisou cúpula da Petrobras sobre desvios, aponta Valor"

  • Marcos 12-12-2014 (10:02 am)

    Mais um capítulo da novela “PANTANAL DA CORRUPÇÃO”.

  • Lelena Mindlin 12-12-2014 (11:22 am)

    A coisa tá ficando cada dia mais imperdoável , não é , d. Dilma e d. Graça
    Cumprir ordens pode não ser uma boa decisão …

  • Robertino Soares 12-12-2014 (2:11 pm)

    Ai está uma Brasileira de verdade. Uma verdadeira Patriota. O Brasi precisa de mais pessoas assim, com dignidade e honestidade para gerir as empresas públicas.

  • Sidiney Costa 12-12-2014 (9:24 pm)

    Prezado Jornalista, creio que as informações mostram um “apaixonada” e “fiel” relação de Venina Fonseca e Paulo Roberto Costa. Como repórter tarimbado, nós esperamos aprofundamento dos fatos, pois que se mostra até agora na maioria dos quadrantes da imprensa é apenas o replicar do Valor, nenhum aprofundamento da questão, ainda. Merecemos mais.

  • Jurandir Correia de Queireoz 13-12-2014 (7:35 pm)

    Impressionante; Colmo é possível uma ocorrência tão degradante e ninguém do des-governo se pronuncia. Estamos mesmo no Brasil? Isto é verdadeiro ou contos de fadas? Acorda MPF, acorda DPF, acorda OAB, acorda nação brasileira.

  • Majella Bustamante 14-12-2014 (12:49 am)

    Nosso pais esta uma merda em tds os sentidos… Naum esta? Olhem os juizes, que deveriam julgar a verdade, agora julgam por causa propria… e governantes mudando leis para alem de se protegerem, continuar a fazer gastos que óbviamente andam contra a matematica e pior, não estão nem ai… Nos, que se foda… e sem juiz para nos proteger…

  • Amilton 14-12-2014 (5:24 pm)

    Pena que haja tantas omissões importantes em seu texto, como por exemplo, da tal geóloga ter sido GERENTE EXECUTIVA (braço direito) de Paulo Roberto Costa durante os anos em que ocupou cargo de tal relevância… e tem gente elogiando ela!!! Total absurdo!

  • maizete 21-12-2014 (10:19 pm)

    Precisamos de mais pessoas que tenham coragem de denunciar todos os desmandos e corrupções dentro das empresas como o mensalão dos correios o rombo na petrobras banco do brasil entre outros….porque é muita sujeira embaixo dos tapetes.

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.