Em primeira mão: Comissão da Verdade lista 377 responsáveis por violações de direitos humanos

10/12/2014 09h54m. Atualizado em 10/12/2014 20h29m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

O relatório final da Comissão Nacional da Verdade apresenta uma lista de 377 militares e ex-autoridades como autores de graves violações dos direitos humanos durante a ditadura militar de 1964-1985. O documento, de cerca de mil páginas, fruto do trabalho intenso da Comissão durante mais de dois anos e meio, foi entregue nesta manhã de quarta-feira, 10, à presidência da República.
Esta é a primeira vez que se faz um levantamento tão amplo da repressão política e os crimes cometidos durante o governo ditatorial.
Nos últimos dias dois novos desaparecidos foram localizados pela CNV, além de pistas sobre o corpo de Stuart Angel, como antecipamos aqui nesta terça (9). O relatório faz recomendações para que o trabalho de reconstituição do passado continue a ser feito, mesmo após o encerramento oficial dos trabalhos.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.