Filme sobre Sebastião Salgado pode concorrer ao Oscar

03/12/2014 08h11m. Atualizado em 10/12/2014 22h59m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

“O sal da Terra” sobre o universo do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado figura na lista, divulgada nesta terça-feira (2) pela Academia de Hollywood, de 15 filmes selecionados para continuar na corrida pela indicação ao Oscar de melhor documentário. Na categoria, disputavam 134 filmes.
O documentário tem a genialidade do alemão Win Wenders. Conta também com a admiração do filho Juliano Ribeiro Salgado pelo pai — revelando a vida e modo de trabalho de Sebastião Salgado.
Todos os admiradores das fotografias ficam imaginando como ele trabalhou e conseguiu aquelas fotos. O filme permite entrar nesse universo e é uma descoberta para o filho que, pela primeira vez acompanha o pai em suas aventuras, às vezes radicais, para conseguir uma foto. O filme, recheado de histórias por trás das fotos mais famosas, e um pouco da vida pessoal de Salgado, que tem também um filho com síndrome de Down. Ele não se poupa de tratar do tema com sinceridade, da tristeza inicial ao orgulho que a família hoje tem pela história de superação de Rodrigo. Vários narradores se alternam, de Salgado aos diretores. Wenders conta como se apaixonou pela fotografia de Sebastião Salgado.
O documentário mostra um compêndio dos melhores registros fotográficos da vida de Sebastião Salgado.
Dos quinze filmes pré-selecionados serão escolhidos cinco finalistas no dia 15 de janeiro. Concorrem com “O sal da Terra”: “Art and Craft” (Sam Cullman, Jennifer Grausman e Mark Becker), “The Case against 8″ (Ben Cotner e Ryan White), “Citizen Koch” (Carl Deal e Tia Lessin), “Citizenfour” (Laura Poitras), “Finding Vivian Maier” (John Maloof e Charlie Siskel), “The Internet’s Own Boy” (Brian Knappenberger), “Jodorowsky’s Dune” (Frank Pavich), “Keep On Keepin’ On” (Alan Hicks), “The Kill Team” (Dan Krauss), “Last Days in Vietnam” (Rory Kennedy), “Life Itself” (Steve James), “The Overnighters” (Jesse Moss), “Tales of the Grim Sleeper” (Nick Broomfield) e “Virunga” (Orlando von Einsiedel).
A cerimônia de premiação do Oscar 2015 está marcada para o dia 22 de fevereiro, em Los Angeles.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.