Imagem de área coberta de gelo em Marte é divulgada pela Agência Espacial Européia

27/11/2014 15h10m. Atualizado em 10/12/2014 19h19m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Imagem de uma área coberta de gelo no planeta Marte foi divulgada nesta quinta-feira (27) pela a Agência Espacial Européia (ESA) — apesar de ter sido tirada em 23 de janeiro pela sonda Mars Express.
A foto só foi realizada graças a um raro “bom tempo” sobre a região gelada conhecida por bacia de Hellas, normalmente coberta por poeira.
A superfície da Bacia Hellas fica localizada na montanhas do sul de Marte, formada há 3,8 bilhões de anos, durante o “bombardeio” que o Sistema Solar sofreu de forte chuva de asteróides e cometas.
Depois de sua formação, Hellas acabou ainda esculpida pelo vento, gelo, água e atividade vulcânica.
Grande parte da cena mostra dióxido de carbono congelado. Em contraste com o terreno gelado, alguns cumes que atravessam o centro da imagem aparecem dourados.
Imediatamente ao norte (direita) dos cumes, a elevação cai em uma grande “calha”, piso que exibe muitos botões pequenos com uma superfície áspera. Veja abaixo imagem por outro ângulo.

Divulgação: ESA

Divulgação: ESA

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.