Bolsa Família, seguro-desemprego e concurso público podem sofrer reduções

21/11/2014 12h34m. Atualizado em 22/11/2014 09h29m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Bolsa Família, seguro-desemprego, concursos públicos. Essas áreas devem estar entre as escolhidas pelo governo federal para segurar os gastos públicos. As contas do país correm sério risco de terminar no vermelho em 2014, se o Congresso confirmar a mudança na Lei de Diretrizes Orçamentárias que permite ao governo federal descumprir a meta estabelecida de superávit.
De acordo com o jornal O Globo desta sexta-feira (20), a presidente da República, Dilma Rousseff, prepara um pacote de medidas na área fiscal para 2015. O objetivo é economizar o equivalente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Na quinta (19), o governo anunciou que não vai renovar a desoneração do IPI para compra de veículos novos e a medida faria parte dessa série em preparação.
O governo deve adiar nomeações de servidores aprovados em concursos públicos, congelar salários e o Bolsa Família. Já o seguro-desemprego acima de um salário mínimo deve ser reajustado com a reposição da inflação. Segundo o Globo, o governo ainda estuda a possibilidade de aumentar impostos, como a volta da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico que incide sobre a gasolina.
O governo federal programou que as medidas impopulares fossem anunciadas pelo atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, mas como a crise econômica se agravou, Dilma Rousseff deve anunciar o novo ministro antes do que pretendia. O pacote fiscal já está praticamente pronto sob responsabilidade da equipe de Guido Mantega.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

3 Comentários para "Bolsa Família, seguro-desemprego e concurso público podem sofrer reduções"

  • Dark9999 21-11-2014 (10:13 pm)

    Tem fazer cortes em concursos federais que ja tem muitos em alguns estado e outros nao, mais o problema e a demora para chamar para a pose, enfim vou estudar mais ja quero conquistar a minha vaga em 2015 se isso afetar. Mais ate ta voltando os concursos publicos. Amem.

  • Gercina 22-11-2014 (10:56 am)

    Essa publicação é um absurdo como pode congelar o bolsa família se foi o assunto que mais foi comentado nessas eleições querem mixar a Presidente Dilma não acredito que nada disso vai acontecer vai Dilma estamos com você.

  • Antonio Carlos 22-11-2014 (10:28 pm)

    Votem em Dilma bando de burros.Ainda bem que Aécio não ganhou se não essa culpa era ele que iria levar.

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.