Dia da Consciência Negra: Martinho da Vila é homenageado no Congresso

20/11/2014 13h21m. Atualizado em 20/11/2014 14h10m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Na comemoração pelo Dia da Consciência Negra, o cantor e compositor Martinho da Vila foi homenageado nesta quinta-feira (20) com a comenda Abdias Nascimento no plenário do Senado Federal. A medalha é um prêmio oferecido aqueles que se destacam na proteção e na promoção da cultura afro-brasileiro.
Também receberam a honraria do Congresso o ministro do Superior Tribunal de Justiça Benedito Gonçalves, o cantor Gilberto Gil, o ator Milton Gonçalves, entre outros.
Abdias Nascimento foi o primeiro senador negro do país, entre 1997 a 1999, além de escritor, intelectual, ativista, ator e escultor. Foi pioneiro no combate ao racismo e à intolerância religiosa.
Durante anos de exílio nos Estados Unidos e alguns países africanos, consolidou ideais libertários, tendo proferido seminários em várias universidades no mundo, onde sempre refletia sobre as relações raciais nas diferentes culturas.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.