Desemprego cai para 4,7% em seis cidades pesquisadas. Entenda o dado

19/11/2014 10h15m. Atualizado em 23/11/2014 08h58m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

A Pesquisa Mensal de Emprego mostrou o menor número da série para o mês de outubro: 4,7%. Número excelente. Para se ter uma ideia, em outubro de 2003 foi 13%.
Mas ele se refere apenas a São Paulo, Belo Horizonte, Rio, Salvador, Recife e Porto Alegre. Na capital baiana a taxa é maior, 8,5% — mas foi onde mais caiu em relação ao mês anterior. Essa taxa representa 1,1 milhão de desempregados nestas seis capitais, pessoas que procuraram emprego e não encontraram.
A Pesquisa Mensal de Emprego é considerada uma pesquisa muito limitada e por isso o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou a divulgar também a pesquisa da PNAD Contínua que vai a 3.500 cidades.
O último dado deu 6,8% de desemprego ao fim do segundo trimestre. De qualquer maneira, o desemprego tem caído em todas as pesquisas.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.