Para Graça Foster, criação de Diretoria de Governança é a principal mudança para sanar Petrobras

17/11/2014 17h49m. Atualizado em 17/11/2014 18h50m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Para a presidente da Petrobras, Graça Foster, a criação da Diretoria da Governança é a principal das 66 medidas anunciadas pela estatal, nesta segunda-feira (17), para melhorar a gestão da companhia, em meio às denúncias de corrupção envolvendo a empresa, de acordo com informações publicadas no site da EBC.
Não há dúvidas de que as boas práticas de governança podem trazer melhores valores para a Petrobras. Mas a Petrobras já contava com o Conselho de Administração quando foram aprovadas diversas obras superfaturadas, como a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e a construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. O Conselho de Administração da Petrobras contava com a participação de Graça Foster e Dilma Rousseff quando essas obras foram autorizadas.
Graça Foster disse que estuda medidas jurídicas para reaver o dinheiro de “recursos desviados, eventuais sobrepreços e para o ressarcimento dos danos à imagem da companhia”.
“Onde houver prejuízo vamos buscar para que haja reforço no caixa da companhia. Temos sido bastante cobrados, para buscar receber de volta aquilo que pagamos além do normal, do previsto e do razoável”, frisou a presidente da Petrobras.
Na verdade, as cifras “além do normal, do previsto e do razoável” são as que aparecem a cada denúncia da operação.
Governança corporativa corresponde à estrutura de gestão e controle da empresa, buscando a transparência e a responsabilidade diante de acionistas, fornecedores, consumidores e da sociedade em geral. O Conselho de Administração é, em geral, o principal instrumento da governança corporativa.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

1 Comentário para "Para Graça Foster, criação de Diretoria de Governança é a principal mudança para sanar Petrobras"

  • Ricardo Aleixo 18-11-2014 (11:52 am)

    Governança não se faz com uma diretoria exclusiva, mas com um conjunto de procedimentos aprovados por todas as diretorias como preconizam normas como as da ISO9000 que com toda a certeza a Petrobras se certificou.
    E o caráter de um indivíduo em um emprego não se forja com controles externos ou ele é ou não ético.

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.