Exclusivo: Brasil sonha dor, um poema que Marina Silva escreveu após as eleições

17/11/2014 10h17m. Atualizado em 21/11/2014 11h55m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

A ex-senadora Marina Silva viveu uma experiência intensa na última eleição. A morte de Eduardo Campos foi perda pessoal, além de política. Depois enfrentou a artilharia de uma campanha que não conheceu limites éticos e foi acusada de pretender fazer o que jamais admitiria: retirar comida dos pobres, ou livros de estudantes. Na sua experiência de vida, ela conheceu a falta de alimentos e livros.
Depois da eleição, ela se recolheu para escrever um pouco. Marina enviou ao blog um poema escrito nesse período de reflexão. Como faz em momentos de intensa experiência, dolorida ou alegre, de encantamento ou de profunda decepção, Marina Silva recorre à linguagem poética para falar consigo em baixa voz e, ao mesmo tempo, anunciar o que ocupa sua mente e sua alma.
O poema abaixo emerge da experiência desta eleição. No plano humano essa experiência rara, posto que possível para muito poucos, tem dimensões que nem sempre são sequer vislumbradas pela maioria das pessoas. Por isso esse poema que aqui publico é carregado de mais do que a poesia, é testemunho dado de uma perspectiva muito singular, é recurso pessoal de uma sensibilidade para atravessar momentos intensos e, embora profundamente íntimo, é também de interesse público.

BRASIL SONHA DOR

Sinos dobrarão por ti
quando a vida já não for
de esperança -só medo,
de alegria -só dor,
nesse Brasil dividido,
e entregue a seus temores?

É estrela o que ainda brilha
ou reflexo de lentilhas
-da alma que se trocou
por um pedaço de pão-
caído no mesmo chão
onde o verbo foi senhor?

Detém o ódio, liberta o amor,
lembra a canção, seca o pranto,
traz à presença o calor
da mão que um dia afagou
teu mais real desencanto.
Deixa que o brilho da alva
traga da paz plena calma
ao coração sofredor.

Canta ainda, alma moída,
não deixa cessar a vida
que a liberdade pariu,
que o perdão redimiu,
que a promessa guardou
nas passagens desse tempo
de um Brasil sonhador.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

32 Comentários para "Exclusivo: Brasil sonha dor, um poema que Marina Silva escreveu após as eleições"

  • Jose Geraldo dos Santos 18-11-2014 (2:54 pm)

    Muitas vezes um poema traduz algo da alma do poeta , quando fala no amor, outras vezes traduz a dor e o sofrimento do poeta em vê-lo tão tomado por um sonho que não realizou, Falar em poesia de um estado de sentimento é algo difícil , mas não impossível “Sonha dor” é um tema que mostra uma realidade obscura, onde que mentiras e fatos concretos deixaram de ser verdadeira mente concreto e camuflado nas palavras de indução de lideres . Mas a poesia esta ai cheia de vida e pensamentos, pois o poeta é um sonhador e traduz essa beleza em seus versos de algo complexo. J Gerald.

  • Alba Valéria 18-11-2014 (3:06 pm)

    Vamos continuar a sonhar, a esperar por tua sensibilidade!

    A esperança de dias melhores continua, mais forte. Porque infelizmente passado alguns dias da eleição, nós brasileiros começamos a nos deparar com mais coisas triste, erradas…

    Sua missão em relação a nós ainda não acabou, o grito de alegria ainda tá guardado aqui na garganta.

    Não esqueça da gente Marina Silva!

  • Paulo Sperandio 18-11-2014 (3:11 pm)

    Marina na poesia é presente,
    Seus versos muito, muito me agradaram,
    Não tive da sua vitória a alegria.
    o fato é que eu muito gostaria,
    Ter uma poetisa presidente…

  • deise 18-11-2014 (3:20 pm)

    Brasil Sonha dor !!! te pergunto sera ? só se for de dor mesmo ,porque o Brasil teve a grande oportunidade de sonhar com um país melhor mais infelizmente preferiu um País cheio de corrupção .
    Agora é esperar pra ver no que vai dar … como se não soubesse- mus ..Infelizmente temos mais 4 anos para aguardarmos ai te pergunto aguarda o que ?????

  • erwin zink 18-11-2014 (3:25 pm)

    A dor nos fecunda e a dor que nos transmuta de mundo
    A dor que nos ensina
    A dor que nos fortalece
    A dor que nos enrijece
    A dor que nos muscula
    A dor que nos deixa ao ontem a inércia.
    A vontade surge, como urge
    A vontade agiganta
    A vontade se faz sonho
    A vontade imprime.
    O exercício se intelectualiza
    O exercício se populariza
    O exercício da a plataforma
    O exercício da o contraditório
    O exercício ao rival!
    Reaparece a dor
    Reaparece o desafio da escolha
    Reaparece o medo no desafio
    Reaparece a esperança de que no ficar, melhor
    Reaparece a dor!

  • tania 18-11-2014 (3:25 pm)

    Marina é raiz , é flor e é fruto. Nesse solo brasileiro precisamos que mais pessoas como ela floresçam.

  • Gabriela Costa 18-11-2014 (3:31 pm)

    Lindo poema. Retrata em seus versos sentimentos que não conseguimos sequer exprimir. A linguagem poética de Marina Silva dá voz a alma ao mesmo tempo que nos consola que há ainda vozes clamando neste deserto de profunda dor que é o Brasil.

  • sonia coelho 18-11-2014 (5:13 pm)

    Gostaria de ver este poema da Marina publicado no face. Votei nela e penso que o povo b
    rasileiro nao fez uma leitura correta do tempo que viveu antes das eleicoes. E agora so DEUS para poder nos ajudar a ver tantos absurdos nos ppliticos brasileiros

  • Shirley Medeiros 18-11-2014 (5:45 pm)

    A economista de araque se sai melhor, seu governo é fantástico… rsrs Olhe, Marina, acho que não seria bom para vc goverrnar este país porque ia estar rodeada de malandros e vc não merece isso. Você é uma mulher pura e justa… Com grande desânimo, posso afirmar-lhe sem medo de errar que gente como vc não se cria na política, mas sou sua admiradora incontesti!

  • Cleuza Silveira 18-11-2014 (6:09 pm)

    Linda em.
    Lindo sonho”!!

  • Fabianno 18-11-2014 (6:31 pm)

    Belíssimo

  • Cecilia Audrey Mota Maia Nunes 18-11-2014 (8:13 pm)

    Eis meu comentário do que traduz o poema de Marina, Marina que é Luz! Marina retrata no Brasil sonha dor.
    “A angústia da tristeza sofrida
    de um povo usado, sacrificado
    lágrimas derramadas,
    das enganações impensadas,
    das perdas doloridas do nosso querido Brasil,
    das mentiras desvairadas,
    de mentes alucinadas
    insanos inconsequentes,
    do nosso povo inocente
    da vida do nosso querido Brasil.
    Marina tú és o brilho de uma aurea que reluz” Cecilia Maia com 61 anos que acompanhou toda e toda a trajetória de uma ditadura e que estou atônita com o comportamento de presidenciáveis.

  • Maria Almeida 18-11-2014 (9:20 pm)

    Marina mulher virtuosa cheia de vontade de mudar a história do nosso Brasil, você é justa e serena nas suas decisões sabe o que é de fato governar, com dignidade, um País tão cheio de riquezas, pensa no futuro de nossas crianças, preservando a nossa amazônia……….. valeu Marina.

  • Jose A. Padula 18-11-2014 (9:51 pm)

    Brasil sonha dor… mais que sonha, dor. Dor de ver a esperanca se perder diante de tantas esmolas, tanta humilhacao, tanta corrupcao, tanta dor. Alma de poeta e assim, sonha dor! Parabens Marina.

  • Matheus Leitão
    Matheus Leitão 18-11-2014 (11:33 pm)

    Prezados, obrigado pelos comentários. Sonia Coelho, o poema está publicado na página do blog no Facebook: https://www.facebook.com/blogmatheusleitaonews Um abraço a todos. Matheus Leitão

  • Rai 18-11-2014 (11:53 pm)

    Marina Querida é isso ai !!! Um dia vamos realizar esse sentimento profundo que vc tem de mudança #NãovamosdesistirdoBrasil

  • Gilberto pontes 19-11-2014 (12:33 am)

    Sei q vc marina nao vai ler essa mensagem, mas vou humildemente escrever, mesmo assim, a vc. Somos instrumentos de Deus. Seus sonhos talvez nao se realizem, mas aqueles sonhos que vem do Senhor se realizarão!!! Nao fique triste jamais com nada que aconteceu (eclesiastes lembra??) mesmo Jesus se entristeceu com o q iria acontecer com ele. Mas quem É Jesus? Onde ele esta hoje? E quem sao os que o condenaram e o mataram?? Minha querida, eu confesso que votei no aecio e nao em vc, mas isdo nao quer dizer que eu nao gostaria de hoje a ter como minha presidente. Estávamos numa batalha contra esses mentirosos e usurpadores que ainda hoje nos governam. E vc, Marina, conquistou a adimiracao e o respeito de todos nos. Gostaria de ler um poema seu referente a essa conquista. Hoje vc nao governa num mar de corruptos e escandalos. Quem sabe Deus nao esta preparando a casa p vc realizar a obra Dele nessa nossa nação? Sou medico e vejo o quanto nosso povo esta carente de uma politica decente, de uma boa educacao e de saude de verdade. Erga a cabeça pois vc nos da esperança de novos tempos e melhores!!

  • Paulo Maluf 19-11-2014 (5:04 am)

    Minha ilustre conterrânea, mulher sábia, guerreira e digna de honra. Que DEUS continue te preservando, e te conceda em momento oportuno o que deseja teu coração.

  • Dinah Castilho Campos 19-11-2014 (8:17 am)

    “Que elegância no falar/ das esperanças tolhidas,/ no dizer da dor sofrida, sem ódio algum inflamar!” Dinah Castilho Campos para Marina Silva.

  • Joseildo souza dos Santos 19-11-2014 (9:24 am)

    um lindo poema que retrata uma história.

  • Maria da Graça Rolim 19-11-2014 (3:38 pm)

    Gostei de conhecer esse lado sensível da Marina.

  • LORENA MARA 19-11-2014 (10:58 pm)

    Como não amar Marina Silva. Uma pessoa de alma tão grande. Em sua aparente fragilidade, se sobressai uma fortaleza nunca antes vista.

  • LORENA MARA 19-11-2014 (10:59 pm)

    Como não amar Marina Silva. Uma pessoa de alma tão grande. Em sua aparente fragilidade, se sobressai uma fortaleza nunca antes vista… Meu voto sempre será seu.

  • Marisa Fleury - 21-11-2014 (12:20 AM 22-11-2014 (12:27 am)

    Muito sentido e belo, Marina. É bom saber lidar com as palavras, amá-las, pois assim, como você fez, levam a emoção honesta e a tristeza justa do que você sente.

  • Raimundo Ferreira de Souza 22-11-2014 (11:10 am)

    Mas que a poesia, está grafado aí o sentimento, o descontentamento, a angústia e a decepção pelo o que aconteceu de mais rasteiro e repugnante da disputa política acontecido nestas eleições.

  • josinaldo leal 18-11-2014 (2:38 pm)

    como sempre muito real e explicito de uma simplicidade autentica com a riqueza do coraçao lutador,mas com a observancia do momento em que vivemos,muito bem escrito excelente.

  • alao andrade luz 18-11-2014 (4:15 pm)

    Muito profundo, dolorido mas infelizmente é a nossa realidade. Parabéns Presidente Marina Silva.

  • adolfo 18-11-2014 (4:47 pm)

    O poeta é assim. Coloca nas palavras, escritas em folha branca (como a pureza da alma), as dores que não consegue expressar de outra maneira, pois se assim o fizesse, acabaria levando a dor para outrem, mas o poeta sofre só, pois ele sabe que a dor é só dele, e em consequência libera para os outros a beleza e o balanço do poema e suas rimas, da paz e do saber… Como é maravilhoso perceber que em troca de tudo que ela passou responde com tão bela poesia. Parabéns Marina.

  • Cleuza Silveira 18-11-2014 (6:11 pm)

    Linda mensagem!
    Lindo sonho!!

  • Rodrigo Annonimous Maranhao 19-11-2014 (12:31 am)

    Essa Marina é muito inteligente, tive que ler umas 3 vezes pra entender… gostei! rssrrs

  • i 18-11-2014 (11:04 pm)

    Faço minhas as palavras do sr°Josinaldo Leal

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.