Violência doméstica: 52 de 53 testemunhas ignoram caso em elevador, mostra experimento

18/11/2014 08h48m. Atualizado em 18/11/2014 08h48m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Você se intrometeria se testemunhasse um caso de violência doméstica? A pergunta foi feita pelo site de tecnologia Mashable, que apresenta os resultados de uma pesquisa sobre comportamento social. É provável que você tenha respondido sim à pergunta acima. Mas um vídeo produzido mostrou que, ao menos na Suécia, a maioria das pessoas testadas ignoraram o caso – mesmo em um espaço confinado, dentro de um elevador.
O vídeo mostra um ator masculino fingindo abusar física e verbalmente de uma atriz em um elevador. Os produtores do vídeo afirmam que, das 53 pessoas que entraram no elevador, apenas uma delas defendeu a mulher.

O vídeo traz um sentimento de raiva pela omissão da maioria das pessoas. O único momento de alívio é a hora que uma mulher diz: “Se você tocar nela, vou chamar a polícia”, diz ela, única pessoa que interveio na situação.
Os outros espectadores ignoraram a situação. Uma mulher pediu licença ao casal para que ela pudesse sair do elevador: “Eu estou aqui também, por favor me deixem sair primeiro”.
O vídeo foi publicado pelo canal do Youtube STHLM Panda.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.