Robô Philae envia som de cometa. Ouça

14/11/2014 12h29m. Atualizado em 10/12/2014 16h28m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou um curioso áudio nesta quinta-feira (13) enviado pelo módulo espacial Philae, que fez pouso inédito em um cometa.
A missão histórica levou dez anos para ser cumprida. O módulo espacial Philae se descolou da sonda Rosetta e pousou na quarta-feira (12) no 67P/Churyumov-Gerasimenko, nome de batismo do cometa.
Apesar do Philea estar em posição delicada, ao lado de um penhasco com reduzida luz solar e sem uma das “pernas” bem fixadas, o ruído foi captado.
Como explicou ESA, não se trata de um som, pois ondas sonoras não se propagam no vácuo. Na verdade, o estranho barulho foi convertido em áudio pelos cientistas após seu volume ser aumentado 10 mil vezes.
Segundo ESA, a missão é “um grande passo para a civilização humana” na busca de respostas sobre origens do universo. Ouça abaixo:

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.