Obama vai mudar regras para trabalho de estrangeiros nos Estados Unidos

14/11/2014 11h27m. Atualizado em 14/11/2014 11h36m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

A revisão da questão imigratória do governo Barack Obama pode ser anunciada na semana que vem, segundo o “The New York Times”.
O jornal afirma que Obama planeja assinar decreto que beneficiará 5 milhões de imigrantes ilegais, concedendo autorização de trabalho para uma parte deles.
Entre os pontos importantes do novo plano, segundo o Times, está a facilitação a pais com com crianças nascidas nos EUA para conseguir documentação de trabalho legal. Eles não estarão mais ameaçados de deportação. A medida pode beneficiar mais de 3 milhões de pessoas.
Imigrantes que entraram no país ilegalmente com filhos pequenos também podem ser beneficiados, mas as análises serão feitas caso a caso.
Outro grupo a ser alcançado pelo decreto é o de profissionais com alta qualificação. A nova regra manterá as deportações em caso de estrangeiros com condenações na justiça. Todavia, a Casa Branca deverá reforçar a segurança das fronteiras no país. Esse é outro assunto sensível que divide os democratas e os republicanos que nos próximos dois anos terão o controle das duas casas do Congresso. Obama não tem mais esperança de obter uma legislação mais liberal para os imigrantes, tema que propôs desde a campanha para o primeiro mandato contra John McCain, por isso vai optar pela solução do decreto executivo.
Como a maioria das pessoas que já morou nos EUA, enquanto estive no país como visiting scholar em Berkeley, California, conheci diversos imigrantes ilegais.
Na maioria dos casos, eles tinham uma vida dura, e desempenhavam trabalhos como os de pedreiro, pintor, mecânico e até empresas de mudanças. No caso das mulheres, havia casos de faxina e salões de beleza caseiros. São tarefas que a maioria dos americanos não quer desempenhar. Isso cria o dilema de sempre nos países desenvolvidos: eles rejeitam os imigrantes, mas precisam deles.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

1 Comentário para "Obama vai mudar regras para trabalho de estrangeiros nos Estados Unidos"

  • roberto 15-11-2014 (9:06 am)

    E agora, depois da criação do SUS americano,rumo ao bolsa familia e com o advento de “novos”eleitores vindos da africa e america latina o poder permanente.

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.