Nasa flagra em vídeo uma erupção do Sol semelhante a chicote

13/11/2014 17h40m. Atualizado em 10/12/2014 16h29m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Um vídeo divulgado pelo twitter oficial da Nasa nesta quinta-feira (13) mostra um “filamento” saindo do sol em direção ao espaço numa bela imagem que teve apenas 128 visualizações.
Segundo a Agência Espacial Americana, a filmagem do filamento — rápido aos nossos olhos — registra na verdade mais de três horas de atividade.
Este tipo de erupção, de acordo com a Nasa, é chamado de alargamento “Hyder”. São nuvens alongadas de gases acima da superfície do sol, que irrompem em determinado momento.
O vídeo foi gravado pelo “Solar Dynamics Observatory”, programa da agência que observa atentamente o sol, imprescindível para o bom funcionamento de todo o espaço. A página do projeto explica não se trata somente das nossas vidas aqui na Terra, mas da própria Terra, e toda atmosfera, incluindo outros planetas.
No texto publicado junto ao vídeo a Nasa afirma que parece uma cobra. Para o Blog, pareceu mais o movimento de um chicote. E para voce? Veja vídeo:

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.