Rosetta: módulo espacial pousa pela primeira vez em cometa; Siga ao vivo

12/11/2014 14h21m. Atualizado em 10/12/2014 23h34m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

A Agência Espacial Europeia (ESA) informou que conseguiu promover o primeiro pouso em um cometa numa missão histórica realizada nesta quarta-feira (12).

Os cientistas já receberam a confirmação de que o módulo espacial Philae pousou no cometa batizado por 67P/Churyumov-Gerasimenko.

A foto acima foi tirada quando o Philea estava a 3 quilômetros do cometa e divulgada no twitter oficial do ESA.

O pouso foi divulgado durante a transmissão ao vivo pela internet, seguida de uma comemoração animada por toda a equipe da ESA.

Horas antes, o Philae desprendeu-se da sonda Rosetta e seguiu para o cometa, quando outra imagem foi postada. Veja abaixo.

Divulgação: ESA

Divulgação: ESA

Após o pouso, em um primeiro momento, os cientistas recebiam os sinais vindos do cometa, mas não conseguiam traduzi-los. “Estamos recebendo sinais”, disse um deles.

Todavia, pouco tempo depois conseguiram confirmar as informações e as comemorações fora seguidas do anúncio oficial do sucesso da missão. Segundo ESA, é “um grande passo para a civilização humana”. “Fizemos o que ninguém nunca fez. Estamos muito orgulhosos”.

Em busca de respostas sobre origens do universo, a Agência Espacial Europeia abriu mais cedo as transmissões ao vivo pela internet afirmando que esse é um “dia histórico”.

A transmissão pode ser vista ao vivo aqui: http://new.livestream.com/ESA/cometlanding

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.