Mais desemprego na indústria: 0,7% no mês de setembro, confirma o IBGE

12/11/2014 09h48m. Atualizado em 12/11/2014 16h15m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

O IBGE acaba de divulgar na manhã desta quarta-feira que o nível de emprego caiu na indústria em setembro. Isso significa que a indústria dá cada vez menos emprego. A queda do pessoal ocupado na indústria foi de 0,7% no mês e a queda da folha de pagamentos foi de 1,3%.
A indústria é o centro da estagnação brasileira. Ela está em recessão em 2014. Mas esse encolhimento não é de hoje. Comparado com setembro do ano passado, houve uma queda de 3,9% no total de empregados da indústria e nesta comparação – de um mês em relação ao mesmo mês do ano anterior – é a trigésima sexta queda consecutiva. Dos 14 locais pesquisas, o total de trabalhadores industriais caiu em 13. O pior caso foi São Paulo 4,7%.
O governo fala em “reformatar” o seguro desemprego. De fato ele tem crescido de forma explosiva, mas a verdade é que a indústria vem demitindo há muito tempo. O desemprego só não aumenta muito porque outros setores ainda estão contratando.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.