Lula faz “workshop” com senadores do PT para enfrentar Aécio no Senado

07/11/2014 12h08m. Atualizado em 07/11/2014 18h02m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta quinta-feira (6), em São Paulo a bancada petista do Senado. Lula ficou preocupado com o bom desempenho de Aécio Neves em discurso no plenário nesta semana e resolveu treinar os senadores do PT sobre como confrontá-lo. Na última quarta-feira (5), Aécio Neves dominou a tribuna do Senado por cerca de 2 horas e foi elogiado até por adversários. Lula desenhou estratégias para o grupo enfrentar a nova oposição, mais combativa e mobilizada, sob a liderança de Aécio no Senado. Aécio abandonou a postura discreta que manteve na sua primeira legislatura como senador e voltou da eleição para presidente disposto a atuar ativamente na cena política.

Durante a reunião, os senadores petistas queixaram-se com Lula sobre o comportamento dos senadores do PMDB, aliados que, segundo eles, não ajudam nem a defender o governo federal, nem a combater a oposição, no plenário do Senado. Alguns senadores do PMDB como Ricardo Ferraço e Romero Jucá apoiaram a candidatura presidencial de Aécio Neves.  Além de Aécio, Aloysio Nunes e José Agripino, a próxima composição do Senado deve contar com uma oposição bem mais forte, com José Serra, Tasso Jeiressati, Antonio Anastasia e Ronaldo Caiado. Do lado do PT, Marta Suplicy deverá voltar ao Senado para cumprir o restante de seu mandato e vai se juntar a Gleisi Hoffmann, Humberto Costa e Jorge Viana para o embate entre governo e oposição, que promete ser duro até 2018. A reação de Lula revela a fraqueza política do novo governo, eleito com resultado muito apertado e com o quadro político muito dividido.

 

 

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.