Primeira fotografia que um ser humano aparece foi tirada em 1838

06/11/2014 08h26m. Atualizado em 09/12/2014 21h18m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

O site especializado em tecnologia Mashable publicou nesta semana uma fotografia que, até onde se tem conhecimento, é a primeira em que um ser humano aparece.
Tirada em Paris, França, em 1838, por Louis Daguerre, a pessoa fotografada está de pé no canto inferior esquerdo, na calçada. Parece estar recebendo o serviço de um engraxate, que limpa suas botas.
À época, segundo o Mashable, o tempo de exposição para uma imagem ser registrada era de aproximadamente sete minutos. Embora a rua estivesse ocupada com o “tráfego” e os pedestres, ela aparece, na imagem, totalmente deserta. Tudo que estava em movimento não foi registrado.
A exceção é o homem que, ao receber o serviço nas suas botas, ficou parado tempo suficiente para aparecer na fotografia. O engraxate também é visível, embora não tão nítido.
Com 50 milhões de pageviews mensais, o Mashable foi eleito um dos 25 melhores em 2009 pela revista “Time”.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

1 Comentário para "Primeira fotografia que um ser humano aparece foi tirada em 1838"

  • Karla Vidal 18-11-2014 (10:30 am)

    Ok. Só não entendo o motivo do engraxate não ter o mesmo status de ser humano. No meu entendimento são dois seres humanos, independentemente do tipo de leitura.

Comente

O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.