Passageiros de avião poderão usar telefone celular até no pouso e decolagem

30/10/2014 20h49m. Atualizado em 30/10/2014 20h49m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) brasileira liberou, nesta quinta-feira (30), a utilização de eletrônicos, incluindo o telefone celular e o ipad no modo avião, durante os pousos e decolagens dos voos comerciais. Nos Estados Unidos e Europa, o uso de celulares durante todo o vôo já havia sido autorizado há alguns meses.
A liberação nas rotas da Europa e nos Estados Unidos foram baseados em estudos que mostraram que não havia interferência, com o modo avião acionado, nos sistemas de comunicação e navegação das aeronaves.
Com a portaria publicada no Diário Oficial desta quinta, as empresas aéreas estão liberadas para pedir autorização à Anac para o uso dos eletrônicos, como celulares e ipads.
A Gol já enviou a documentação para pedir a liberação do uso dos eletrônicos seguindo as orientações de segurança da ANAC.
As companhias aéreas que aderirem ao uso de eletrônicos poderão, por exemplo, permitir seus passageiros utilizem o celular, após o pouso, para informar sobre a chegada antes mesmo da abertura das portas.

Matheus Leitão

Matheus Leitão é jornalista há 15 anos. Em sua carreira, passou pelas redações do Correio Braziliense, revista Época, portal iG e Folha de S.Paulo. Matheus recebeu o Prêmio Esso por duas vezes, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho -- além de menção honrosa no Vladimir Herzog. Entre 2011 e 2012, esteve na Universidade de Berkeley, na California, como Visiting Scholar.

    Comente

    O autor do blog não se responsabiliza pelo comentário.